Economia

Comércio tradicional apoiado em mais de 370 mil euros para “continuar a fazer cidade”

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Fundo Municipal de Apoio ao Programa “Porto de Tradição” já vai na sua terceira edição e, desde 2019, apoiou 59 estabelecimentos e três entidades, tendo o Município investido mais de 1.200 mil euros. Nesta terceira edição são apoiados 17 estabelecimentos comerciais e duas entidades de interesse histórico e cultural ou social local, em mais de 370 mil euros.

“Isto é fazer cidade e queremos dar continuidade a este programa”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante a cerimónia dos novos contratos, realizada ontem, ao final da tarde, nos Paços de Concelho. Afinal, frisou, “está aqui a radiografia da nossa cidade”.

“Os nossos comerciantes são o garante de que a essência da cidade vai continuar a ser preservada. Não podemos parar. Temos de ser persistentes, mesmo num quadro económico difícil”, acrescentou Rui Moreira, que esteve acompanhado do vereador das Finanças e Atividades Económicas, Ricardo Valente, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, e outros elementos da vereação municipal.

“Somos o único município do país que tem um fundo de apoio para as lojas de tradição”, garantiu Ricardo Valente, sublinhando que “este programa é um exemplo do investimento municipal no desenvolvimento do setor do comércio. Por isso, pretendemos apoiá-lo e capacitá-lo, facilitando a criação de condições para que os negócios floresçam”.

Com o Fundo Municipal de Apoio ao Programa “Porto de Tradição”, o Município pretende, segundo o vereador das Finanças e Atividades Económicas, “contribuir para que o Porto seja uma cidade dinâmica, aberta e cosmopolita, em que há lugar para uma grande diversidade de negócios no setor retalhista, dos mais inovadores aos mais tradicionais”.

O Fundo Municipal de Apoio ao Programa “Porto de Tradição” é um apoio financeiro que tem como principal objetivo contribuir para a salvaguarda do património e para sustentabilidade dos negócios e atividades reconhecidos pelo programa “Porto de Tradição”, incidindo em obras de reabilitação e restauro, preservação do espólio/acervo, aquisição de equipamentos de suporte à atividade comercial e na dinamização da presença digital.