Comércio tem propostas de formação em Marketing e Gestão Financeira
Notícia

Gestão Financeira e Marketing Estratégico são as ações de formação que a Câmara do Porto propõe ainda este mês para os empresários e profissionais do comércio da cidade. As sessões decorrem em horário pós-laboral (das 19,30 às 22,30 horas).
GESTÃO FINANCEIRA | 18, 20 e 22 DE JUNHO
Objetivos: Construir e interpretar um quadro de indicadores económicos e financeiros que permitam conduzir, de forma simples, a atividade da empresa.
Conteúdos:
1. Os números do negócio
- A formação do preço de venda dos produtos, a margem de lucro e os descontos
- Os gastos variáveis e os gastos fixos
- O ponto crítico de vendas ("Break-even")
2. A informação como instrumento de gestão
- A Demonstração dos Resultados: estarei a ter lucro?
- A gestão de tesouraria: a importância do controlo e planeamento dos movimentos de tesouraria
- Que indicadores devo utilizar para medir a situação e a atividade da empresa?
MARKETING ESTRATÉGICO | 19, 21 e 25 DE JUNHO
Objetivos: No desenvolvimento das atividades comerciais assumem relevância as competências de negociação e de liderança, bem como as de conhecimento do negócio, imagem, gestão da rede relacional, criatividade e ousadia. Nesta ação abordar-se-á o Marketing numa perspetiva dinâmica de negócio, com recurso a exemplos práticos e casos testados.
Conteúdos:
1. Marketing estratégico como componente fundamental de compreensão estratégica futura das empresas - mercado, concorrência, clientes / Segmentação e Posicionamento
2. Marketing-Mix e as suas principais variáveis
3. Estratégias de marketing - Conquistar novos clientes, reter clientes existentes, aumentar a participação no mercado, conquistar novas regiões e mercados, e criar novos canais de vendas
4. Elaboração de planos de marketing criativos e diferenciadores
5. Estratégia de marketing de conteúdo - content marketing - determinar a narrativa da marca
existente ou a criar
6. Marketing dos detalhes, das microtendências, das improbabilidades, dos conceitos, das metacompetências, do newsmaking, do storytelling, do high touch, do networking, da resiliência, do crowdsourcing e da coopetição
INSCRIÇÕES
Como é habitual, as inscrições poderão ser realizadas via email (comercio@cm-porto.pt), por telefone (222 097 106) ou presencialmente no local da formação (Rua de Antero de Quental, 367, Porto).
Dados para inscrição: nome da ação de formação, nome completo do participante, função, escolaridade, contacto telefónico e email; designação do estabelecimento comercial, setor da atividade, morada completa, contacto telefónico e email.