Economia

Comércio local já deu descontos na ordem dos 117 mil euros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa municipal de incentivo à atividade comercial já possibilitou descontos na ordem dos 117 mil euros no comércio de rua e tradicional do Porto. A medida prevê um desconto de 2 euros por cada 20 euros em compras, nas lojas aderentes e mantém-se ativa até 30 de julho.

O programa é dirigido a restaurantes, cafetarias, barbearias, salões de cabeleireiro, institutos de beleza, estabelecimentos de atividade de bem-estar físico, ou qualquer loja comercial até 250 m2 e com porta para a rua. Os consumidores reconhecem os estabelecimentos aderentes através de um dístico exibido na montra.

Os vales de desconto são entregues pela Câmara aos comerciantes, que depois os aplicam diretamente nas compras realizadas nos seus estabelecimentos. Assim, por cada 20 euros gastos, os clientes recebem automaticamente um desconto de 2 euros, num limite máximo de 100 euros por compra. O reembolso é pago pelo Município aos comerciantes mediante a apresentação de cópia das faturas.

Também desde o dia 1 de junho, quem optar por fazer compras no comércio de rua da cidade pode usufruir de 1 hora de estacionamento gratuito nos parques municipais.

A isenção do pagamento de taxa de estacionamento vigora até 31 de agosto e prevê a atribuição de 25 mil tickets aos comerciantes da Baixa da cidade, que depois os entregam aos respetivos clientes para que estes os possam apresentar nos parques da Trindade, do Silo Auto, Duque de Loulé e no parque da Alfândega.

Aos parques municipais, juntaram-se, posteriormente, os parques de estacionamento privados das praças de D. João I, Carlos Alberto, Praça de Lisboa, Infante D. Henrique, Gomes Teixeira, Palácio da Justiça e o da Praça Adelino Amaro da Costa, que se associaram à iniciativa da Câmara do Porto e oferecem uma hora de estacionamento gratuito a quem optar por fazer compras no comércio de rua da cidade.

Comerciantes ainda podem aderir ao programa

Para aderir ao programa de incentivo à atividade comercial, os comerciantes devem preencher o formulário de adesão, que se encontra disponível no Portal do Munícipe, ou fazê-lo presencialmente no Gabinete do Munícipe, bastando agendar previamente o atendimento através da Linha Porto. 220 100 220, ou enviar um email para comercio@cm-porto.pt, com o assunto “Adesão ao Programa de incentivo à atividade comercial”.

Juntamente com o formulário, ser-lhe-á pedido que anexe a certidão de registo comercial, assim como o comprovativo de IBAN. Na altura da adesão – ou apenas aquando do pedido do reembolso -, deverão ser entregues a certidão de inexistência de dívidas à Autoridade Tributária e uma declaração de inexistência de dívidas à Segurança Social.

Toda a informação pode ser consultada em comercioturismo.cm-porto.pt, através de email, ou telefone para 222 097 106.