Economia

Comércio da cidade desafiado a tornar-se mais dinâmico e atrativo

  • Paulo Alexandre Neves

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Dois dias de reflexão e debate sobre "a experiência de consumo" reúnem, no Palácio da Bolsa, comerciantes da cidade, empreendedores de várias origens, associações setoriais, agentes de políticas públicas e consumidores. Hoje e amanhã, a Câmara Municipal organiza o primeiro Fórum do Comércio do Porto.

Criado para ser "um marco" no setor, o evento é considerado, nas palavras do vereador das Atividades Económicas, Economia, Emprego e Empreendedorismo, um momento de "emersão, troca de experiências e aprendizagem". "Hoje, mais do que nunca, a criação de um espaço público dinâmico e atrativo passa pela promoção da sustentabilidade e da qualidade no ecossistema comercial das cidades", afirmou Ricardo Valente, na sessão de abertura.

Acompanhado da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, e do presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, Nuno Cruz, entre outras individualidades, o vereador da Economia deixou uma certeza: "Juntos podemos construir um futuro mais dinâmico, inovador e sustentável para o comércio local".

"O Porto é a cidade do comércio e o comércio é do Porto", concluiu Ricardo Valente.

A experiência do consumo

O fórum, subordinado ao tema "A experiência de consumo", tem previsto a realização de painéis de discussão, visitas guiadas a estabelecimentos e oficinas temáticas. Logo após a sessão de abertura teve lugar o primeiro debate, sob o prisma das "boas práticas (inter)nacionais", com moderação de Catarina Portas, empreendedora e responsável por lançar a marca "Uma Casa Portuguesa", em 2004.

Francesc Povedano trouxe a experiência política e a realidade atual de Barcelona, onde ocupa a coordenação do Comércio, Restauração e Mercados do Município. "Barcelona é um motor económico dinâmico", afirmou, revelando alguns dados: a capital catalã tem, por exemplo, 43 mercados municipais e conta com mais de dois mil estabelecimentos comerciais.

Os trabalhos continuaram com a presença de Mónica Soares, consultora e parceira da MCF Consulting, que abordou a temática do "Comércio local nas plataformas globais", considerando que o Porto é um bom exemplo de atração de marcas, como são as de luxo, com quem Mónica Soares trabalha diretamente, e Manuel Heredia Perez, diretor geral de Comércio e Consumo do Governo Regional da Galiza, que falou sobre a "Digitalização da experiência de consumo".

Amanhã, o dia será marcado pelas "conversas entre quem faz e quem pensa o comércio", com moderação de Pedro Araújo, editor-executivo-adjunto do Jornal de Notícias. O primeiro debate – "Acolher no digital" –, conta com a presença de Mané Pupo, CEO&Founder Rosa Malva, e Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp. Segue-se "Capacitar para acolher", com Rafael Tonon, jornalista gastronómico, e Ana Mestre, diretora da Escola de Comércio do Porto, e "Acolhimento como marca", com Francisco Brito Passos, gerente d’ A Regaleira, e Carlos Brito, professor da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Com o lançamento desta iniciativa, o Município do Porto pretende, anualmente, apresentar boas práticas de desenvolvimento local, por via do comércio, fomentar a troca de conhecimentos entre agentes económicos, estimular o networking com outras cidades e parceiros internacionais com práticas inovadoras na área do comércio e incrementar a notoriedade do comércio de proximidade do Porto junto dos media, centros urbanos de referência e instituições de ensino e formação.

A iniciativa tem regresso marcado no próximo ano.