Economia

Comerciantes e artesãos de feiras e mercados reconhecidos pelo Município do Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Trinta e um comerciantes e artesãos de feiras e mercados municipais foram hoje distinguidos no âmbito da primeira edição do concurso “A Banca da Vizinha Não É Melhor do que a Minha”. Um projeto piloto realizado pela Câmara do Porto na Feira de Artesanato da Batalha, nos mercados das Artes e do Sol e no Mercadinho da Ribeira.

“Hoje é um dia marcante e um ponto de viragem nas feiras e mercados da cidade”, sublinhou o vereador das Atividades Económicas, durante a cerimónia que decorreu no átrio dos Paços do Concelho. “As feiras e mercados municipais estão com uma nova ‘roupagem’ e são espaços aprazíveis e com muita participação, tornando-se assim num produto estratégico para a cidade que estamos a construir”, adiantou Ricardo Valente.

Refletindo o trabalho conjunto que se tem verificado nas feiras e mercados do concelho, o vereador das Atividades Económicas revelou o que tem sido feito nos últimos anos neste setor: “Encetamos uma significativa alteração ao funcionamento destes espaços, organizando-os administrativamente; criamos uma nova imagem feiras e mercados associada à marca Porto., através da instalação de expositores, tendas e de um cartão de identificação; implementamos um Código de Conduta, um Manual de Boas Práticas e planos de contingência (tão necessários nos momentos de COVID-19); realizamos ações de formação, reforçando competências; criamos momentos de animação dos espaços e distribuímos material temático de divulgação e promoção”.

“Não é ao acaso que os recentes prémios atribuídos à cidade, ao nível do Turismo, e em especial o do ‘Porto como o melhor destino de Cidade’ é, sem dúvida, o reflexo do contributo do trabalho conjunto de todos os setores com um objetivo comum: a cidade do Porto como foco de interesse mundial que é boa para viver, para instalar negócios, para reter talento, para visitar”, acrescentou Ricardo Valente.

“As feiras e os mercados estão dinâmicos”

O concurso “A Banca da Vizinha Não É Melhor do que a Minha” teve por objetivo transferir para a banca de trabalho as competências adquiridas na formação gratuita proporcionada pelo Município do Porto e realizada pelos comerciantes e artesãos.

Entre 31 participantes, Susana Queirós, com banca no Mercado do Sol, foi a vencedora desta primeira edição. Rui Raimundo, da Feira de Artesanato da Batalha, e Maria de Céu Matos, do Mercado das Artes, ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugares. Foram ainda atribuídos cinco menções honrosas e entregues 23 diplomas de participação.

“Esta é uma iniciativa muito interessante para a promoção dos mercados e das marcas representadas por artistas e artesãos”, sublinhou Susana Queirós, acrescentando que, atualmente, “as feiras e os mercados da cidade estão dinâmicos, também por causa do turismo”.

Para a vencedora do concurso, a iniciativa “cria uma dinâmica muito rica”. “Tinha acabado de chegar ao mercado quando foi lançado o concurso. Este ajudou-me a organizar a estrutura da minha banca e espaço de exposição”, concluiu.