Cultura

Comemorações do duplo centenário do 24 de Agosto retomadas com recital e colóquio

  • Notícia

    Notícia

#fib_palacete_visconde_balsemao.jpg

O programa das comemorações da Revolução Liberal do Porto é retomado nesta segunda-feira, 24 de agosto, precisamente o dia em que se assinalam 200 anos sobre o acontecimento que pôs em marcha a criação de um regime constitucional.

Após a interrupção, em março, como medida preventiva para conter a propagação do novo coronavírus, as atividades são hoje retomadas, no âmbito da semana de abertura da Feira do Livro, e esta noite há duas propostas para assinalar a efeméride.

Em estreia, o concerto "Invictus", para piano e clarinete, está integrado no ciclo de Recitais "Revolução e Criação". A obra do compositor Dimitris Andrikopoulos vai ser interpretada pelos músicos Carlos Alves (clarinete) e Constantin Sandu (piano).

O evento realiza-se às 21 horas desta segunda-feira, no Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto. Com organização da Universidade Lusófona do Porto e da Associação 31 de janeiro, a entrada é gratuita.

No mesmo local, mas às 21,45 horas, vai decorrer o colóquio "A Revolução Liberal Portuense". A sessão conta com os convidados Célia Taborda, Rui Albuquerque, António Tavares, Pedro Bacelar de Vasconcelos e Ricardo Sá Fernandes, e presta homenagem aos homens do Sinédrio que tornaram possível a Revolução Liberal do Porto: Manuel Fernandes Tomás, José da Silva Carvalho, José Ferreira Borges e mais dez companheiros.

Para mais informações sobre os eventos contacte o número 223 393 480 ou o e-mail 31janeiro@gmail.com.