Turismo

Comemorações do Dia de Santiago trazem agenda de iniciativas ao Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_caminho_santiago_porto.jpg

Filipa Brito

Para assinalar o Dia de Santiago, que se comemora a 25 de julho, a Câmara do Porto vai promover um conjunto de iniciativas que destacam a importância histórica e cultural dos Caminhos de Santiago que atravessam a cidade.

A agenda decorre de 15 até 25 de julho e conta com a colaboração de outras instituições, como a Sé Catedral e o Centro de Estudos Jacobeus.

Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara do Porto com o pelouro do Turismo e Internacionalização, sublinha a “importância de valorizar e promover os caminhos que atravessam a cidade em direção a Santiago de Compostela, e de sabermos bem acolher os peregrinos que passam no Porto”.

“A autarquia tem-se empenhado na valorização destes itinerários, nomeadamente, o envolvimento na certificação do Caminho Português da Costa, recentemente obtida, fruto de um trabalho de cooperação com os demais municípios que integram este Caminho e com a Entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal”, disse ao Porto.

As ações programadas contemplam um acolhimento especial dirigido aos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, que até ao dia 25 de julho estiverem de passagem pela cidade.

Na Sé Catedral do Porto terá lugar a bênção dos peregrinos, quer no dia 15 quer no dia 25 de julho, às 11 horas, integrada na missa realizada nesse horário.

Os peregrinos interessados em descobrir mais sobre “Os Caminhos de Santiago e a importância da Cidade do Porto nos itinerários Jacobeus” poderão participar em sessões orientadas por Manuel Araújo, especialista nos Caminhos de Santiago. Estes encontros, com duração aproximada de 30 minutos, terão lugar na Capela Nossa Senhora das Verdades, nos dias 15, 22 e 25 de julho, com início às 17 horas.

Entre os dias 15 e 25 de julho, será, ainda, oferecido a cada peregrino que passe pelo Posto de Turismo da Sé ou pela Capela Nossa Senhora das Verdades, um Porto.CARD pedonal de um dia, convidando-os a visitar outros pontos de interesse da cidade.

Durante esse mesmo período, o Centro de Estudos Jacobeu assegurará o acolhimento ao peregrino, todas as manhãs, exceto ao domingo, no Posto de Turismo da Sé, onde será exibido um vídeo que destaca vários pontos de interesse patrimonial, religioso e turístico, com elementos alusivos a Santiago.

Além das referidas iniciativas, está previsto a chegada ao Porto, no próximo sábado, 16 de julho, a regata Iacobus Maris, cujos veleiros estão a recriar a viagem do corpo do apóstolo Santiago desde Israel até à Galiza.

Estas atividades integram uma agenda mais alargada que se estende aos restantes municípios que incorporam o Caminho Português da Costa, e que será divulgada brevemente pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Recorda-se que o Ano Jacobeu é celebrado quando a festividade do Apóstolo Santiago do dia 25 de julho acontece a um domingo, mas as comemorações foram prolongadas até 2022, devido à pandemia da Covid-19.