Sociedade

Comemorações do 25 de Abril sobem ao palco dos Aliados para festejar a Liberdade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As Comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril no Porto fazem-se, este ano, com concertos de Luta Livre, Coral de Letras da Universidade do Porto, Jorge Lomba e Brigada Victor Jara. O programa conta ainda com jogos tradicionais e o habitual desfile pelas ruas.

Luta Livre, o projeto de música de intervenção de Luís Varatojo, é o principal destaque das comemorações do 25 de Abril. Marcado para as 22 horas de dia 24, na Avenida dos Aliados, o concerto assinala o arranque do programa, que se estende ao longo do feriado.

A carreira de Luís Varatojo faz-se de experimentação, em projetos como Despe&Siga, A Naifa, Linha da Frente e Fandango. Em 2021, apresentou Luta Livre, um projeto em que o jazz e o rock servem de base a um discurso sobre desigualdade, injustiça, desinformação e outros temas que o inquietam enquanto cidadão.

No palco dos Aliados, a banda vai apresentar o álbum de estreia, "Técnicas de Combate", numa noite que conta também com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto e que termina com fogo de artifício à meia-noite.

Desfile da Liberdade

No feriado de 25 de abril, a manhã é dedicada, sobretudo, às crianças, com jogos tradicionais, na Praça do General Humberto Delgado, a partir das 10 horas.

À tarde, pelas 14h30, e como é habitual, haverá uma homenagem aos resistentes antifascistas, no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto.

Do local parte, depois, o Desfile da Liberdade, cortejo de celebração e reivindicação que passa pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de D. João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua de Passos Manuel, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I e Rua de Rodrigues Sampaio, antes de terminar na Avenida dos Aliados.

Para receber quem desfila, há música de Jorge Lomba, às 15 horas, cantautor que interpreta músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, além de criações próprias.

Às 16h15, depois de uma breve intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, sobe ao palco a histórica Brigada Victor Jara, projeto musical com quase tantos anos como a Revolução de Abril.

Considerado uma das maiores referências da música tradicional portuguesa, o grupo traz à festa nos Aliados muitos dos seus temas mais emblemáticos e também novas abordagens a canções do imaginário nacional.

Todo o programa tem acesso livre e é organizado pela Comissão Promotora das Comemorações Populares no Porto, constituída por: APRe!, ÁRVORE, A25A, ACCP, ACR, ANDST, CACDACO, CPPC, FCDP, FITEI IR, NAM, MDM, MPP, MURPI, UNICEPE, UPP, URAP, USP/CGTP-IN.

PROGRAMA

24 de abril

Avenida dos Aliados
- 22h00: Luta Livre e Coral de Letras da Universidade do Porto
- 00h00: fogo de artifício

25 de abril

Praça do General Humberto Delgado
- 10h00: jogos tradicionais

Largo de Soares dos Reis
- 14h30: homenagem aos resistentes antifascistas e Desfile da Liberdade

Avenida dos Aliados
- 15h00: Jorge Lomba
- 16h00: Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril
- 16h15: Brigada Victor Jara