Cultura

Começar o novo ano a desenhar e contar histórias na biblioteca

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_projeto_criacoes_artisticas_27.jpg

Filipa Brito

Novo ano, novas propostas para aguçar a criatividade dos mais pequenos. Entre as duas bibliotecas municipais, janeiro traz diversas atividades que incluem histórias e oficinas de ilustração.

O primeiro desafio vem da ilustradora Mariana Rio, que orienta uma oficina de ilustração, neste sábado, dia 8, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Professora na Escola Superior de Arte e Design e ilustradora de dezenas de livros infantis, Mariana Rio tem preparada uma sessão para crianças entre os 5 e os 10 anos, com início marcado para as 15 horas.

Nos dias 15 e 22 de janeiro voltam as Oficinas com Estória à Biblioteca Pública Municipal do Porto. Dirigidas a crianças dos 6 aos 8 anos, as sessões fazem o convite para a exploração de diversas facetas da leitura, recorrendo à desconstrução das estórias. Em cada um dos dias, a oficina está marcada para as 11 e as 15 horas.

Também a 15 e 22 de janeiro, mas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, acontecem os já tradicionais Sábados a Contar. Acompanhados da família, os pequenos leitores são convidados a participar na Hora do Conto, seguida de um ateliê criativo. Em ambos os dias, há sessões às 11 e às 15,30 horas.

As oficinas de ilustração regressam no último sábado, dia 29, à Biblioteca Pública Municipal do Porto com o ilustrador também já conhecido dos mais novos, Nicolau. Com duas sessões às 11 e às 15,30 horas, o desafio é para as crianças entre os 6 e os 12 anos.

A fechar o mês há ainda tempo para dedicar às crianças ainda mais pequenas. A iniciativa “Ler antes de Ler” é um programa educativo que acontece todos os meses na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A narradora Rita Sineiro dinamiza sessões com histórias para os bebés dos 18 aos 36 meses. As sessões de dia 29 de janeiro acontecem às 11 e às 15,30 horas.

Todas as sessões realizadas nas bibliotecas municipais são de participação gratuita e requerem inscrição prévia obrigatória através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt.