Sociedade

Começam na quinta-feira as obras para as ligações mecanizadas em Miragaia

  • Notícia

    Notícia

#mno_escadaria_miragaia_01.jpg

Arranca nesta quinta-feira, dia 23, a empreitada "Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas - Miragaia", uma obra que permite resolver os problemas entre a cota alta e baixa nesta zona da cidade.

A intervenção tem uma duração prevista de 180 dias e irá decorrer em três núcleos: Escadas das Sereias, Escadas do Monte dos Judeus e área adjacente e zona circundante às Ruas de Cidral de Cima e de Cidral de Baixo. Representa um investimento municipal de aproximadamente 677,2 mil euros e estará a cargo da empresa Atlantinível, vencedora do respetivo concurso público.

Os trabalhos visam, de uma forma geral, a reformulação e o redesenho das cotas e dos degraus das zonas intervencionadas, através da introdução de escadas mecanizadas, da inserção de novos elementos como rampas, da reconversão paisagística e da limpeza, tratamento e recuperação de pavimentos e das estruturas existentes.

A empreitada, gerida pela empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras do Porto, enquadra-se numa estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto.

Recorde-se que um estudo encomendado pela Câmara do Porto em 2015 identificou na zona de Miragaia uma população envelhecida, com dificuldades de acesso ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta, problema que será resolvido por esta via, além do interesse turístico que potencia.