Urbanismo

Começa já amanhã a substituição dos abrigos dos autocarros na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigo_stcp.jpg

Miguel Nogueira

A partir desta quarta-feira, 15 junho, começam a ser retirados os abrigos dos autocarros espalhados pela cidade, com vista à sua substituição por equipamentos tecnologicamente mais modernos, agendada já para o próximo mês de julho.

Este processo surge na sequência da nova concessão relativa aos vários suportes no domínio público municipal destinados a instalação, manutenção e exploração de publicidade em mobiliário urbano. Refira-se que as outras tipologias de suportes publicitários já têm vindo a ser retiradas desde o início de março.

A nova concessão encontra-se dividida em cinco lotes, foi atribuída por concurso internacional e contempla várias tipologias: desde abrigos (paragens) de autocarros; suportes publicitários de pequeno formato – mupi; suportes publicitários de médio formato do tipo painel; e suportes publicitários de grande formato do tipo outdoor. A concessão inclui ainda a modernização das paragens da STCP, bem como a melhoria ambiental, digital e energética de todo o mobiliário.

A adjudicação dos respetivos lotes foi aprovada pelo Executivo municipal em janeiro deste ano, sendo que a Câmara do Porto estima auferir uma contrapartida financeira na ordem dos 37 milhões de euros.