Cultura

Começa hoje o Porto7 - Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto

O 10.º Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto começa hoje no Forte de São João Baptista, na Foz, e tem dezenas de filmes para assistir gratuitamente, além de uma exposição.

Com 43 países inscritos, o programa vai durar cinco dias e inclui uma grande diversidade de histórias contadas através da objetiva de realizadores de diversos pontos do globo, as quais vão desde o humor aos apelos de ajuda, críticas e denúncias da realidade da vida nos dias de hoje.

Além da ficção, o Porto7 abrange também o cinema documental, que está em competição com obras acerca de realidades do nosso tempo, bem como a animação de vários géneros, desde o desenho à mão até ao realizado em computador. Nas oito secções competitivas, há ainda vários géneros musicais em Videoclip. 

Das obras apresentadas, 80% constituem estreias mundiais, num total de 49 filmes. Das películas a apresentar, 30 sê-lo-ão em estreia europeia e 146 em estreia nacional.

Nas sessões não competitivas, serão apresentadas mostras de outros festivais parceiros, realizadores e debates.

O Porto7 resulta de uma coprodução da Câmara do Porto e da FICP - Associação para a promoção da cultura, cinema, artes e meios audiovisuais, sendo grátis a entrada em todas as suas atividades, que vão também ao Teatro da Vilarinha para sessões especiais dedicadas a crianças e a seniores.

Este festival promove a produção e exibição de curtas-metragens em todas as vertentes e o intercâmbio cultural entre as diversas nacionalidades participantes. Promove também diferentes expressões artísticas da cidade, potenciando o papel do Porto enquanto polo dinamizador de cultura.

A interactividade entre público, artistas e património cultural passa, não só pela exibição de filmes, mas também por festas, concertos, DJs, visitas turísticas e outras iniciativas.

O Porto7, que decorre até domingo, está aberto ao público em geral e tem forte participação de produtores, realizadores, músicos, artistas, estudantes, entidades ligadas à cultura e apreciadores de expressões artísticas e culturais.

Paralelamente, na sala de projeção no Forte, está patente uma exposição de pintura de António Bahia.

Horários:

Dias 14, 15, 16 e 17 - 1.ª sessão às 21,30 horas e 2.ª às 23 horas

Dia 18 - 22 horas - anúncio e projeção dos filmes vencedores do Festival Porto7

+Info: Porto7