Sociedade

Comboio da solidariedade chegou à Estação de S. Bento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Enquanto o Coro da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto faz descer o espírito natalício pelo átrio da Estação de S. Bento, mais de três dezenas de instituições de cariz social com trabalho na cidade apelam à solidariedade de passageiros e visitantes, em mais uma edição da Arca de Natal. “Uma compra, um gesto de solidariedade” que ganha vida até sexta-feira, 16 de dezembro.

Produtos de artesanato ou gastronómicos, a oferta é vasta e é tudo feito à mão. As receitas revertem, na totalidade, para cada uma das instituições presentes.

Em época de Natal, este é, também, um momento para conhecer o trabalho desenvolvido, durante todos os dias do ano, pelas instituições da rede social da cidade, ouvir voluntários e utentes, reconhecer e apoiar.

No dia da abertura, esta terça-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, fizeram isso mesmo, numa volta por todas as bancas que compõem, este ano, a Arca de Natal.

Esta quarta-feira, estarão, pelo segundo dia, na Estação de S. Bento a Associação Mutualista A Benéfica e Previdente, a Associação dos Amigos das Deficiências Intelectuais e Desenvolvimentais, Agência para o Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, a Ajudaris, a ASAS de Ramalde, a Cegonha Simpática, Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, a Associação de Moradores de Massarelos, a Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso, a Associação dos Albergues Noturnos do Porto, a Betel, a Fios e Desafios/Arrimo, os centros sociais da Paróquia da Areosa, da Sé Catedral, do Barredo, do Exército de Salvação e Paroquial de São Nicolau, a Junta de Freguesia de Ramalde e a União de Freguesias do Centro Histórico.

Na quinta e sexta-feira, os produtos para quem quer ser solidário são feitos pela Associação de Cegos e Ambliopes, pela Associação Portuguesa de Deficientes, pela Associação Nun´Álvares de Campanhã, pela Associação Social e Cultural de S. Nicolau, pela CAIS, pela Cruz Vermelha Portuguesa, pelo Centro de Dia e Convívio da Corujeira do Centro Social de Soutelo, pelo Centro Social Paroquial Senhora do Calvário, pela CERPORTO, pelo Centro Social das Antas, pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, pela Norte Vida, pela Obra Social Nossa Senhora da Boa Viagem, pela Obra Diocesana de Promoção Social, pelos Serviços de Assistência Organizações de Maria, pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, pelo Serviço de Reabilitação Psicossocial – HML e pela Somos Nós.

A acompanhar as vendas da Arca de Natal, há, ao longo de todo o dia, animação com música, leitura de contos infantis ou apresentações de ginástica.

A mostra, organizada pela Câmara do Porto em parceria com a Infraestruturas de Portugal, está aberta até sexta-feira, dia 16, entre as 10 e as 18 horas, no átrio da Estação de S. Bento. A solidariedade, essa, quer-se para lá do fecho desta arca, para lá da partida do último comboio.