Sociedade

Comandante do Pessoal do Exército recebido nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Tenente-General Eugénio Francisco Nunes Henriques, recentemente empossado nas funções de Comandante do Pessoal do Exército, foi recebido, esta quarta-feira, na Sala D. Maria, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

No quadro das relações institucionais entre a autarquia e o Exército, a audiência serviu para a apresentação de cumprimentos pessoais por parte do Tenente-General Eugénio Henriques, que, em agosto, tomou posse como Comandante do Pessoal do Exército, no Quartel de Santo Ovídio.

Natural de Castanheira de Pêra, o Tenente-General Eugénio Henriques prestou serviço, ao longo da sua carreira, em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército e das Forças Armadas e no Ministério da Defesa Nacional. Foi promovido ao atual posto em abril de 2019.

Da sua folha de serviço constam alguns louvores e condecorações, destacando-se a Ordem Militar de Avis Grau de Grande Oficial e a Ordem da Renascença da República Centro Africana Grau de Comendador.

No âmbito da cooperação militar com os países lusófonos, participou em diversas ações de formação de quadros em Moçambique e Angola. Exerceu também funções de comandante na missão das Nações Unidas em Timor-Leste, entre 2001 e 2003, e de observador militar português, para observação do acordo do governo de Moçambique/Renano, em 2014 e 2015. Colocado no Estado-Maior-General das Forças Armadas desempenhou o cargo de chefe da Missão Militar da NATO e União Europeia MILREP, em Bruxelas, entre 2019 e 2022.