Economia

Com apenas três novos casos em três dias no Porto, o "milhafre ferido na asa" já voa de novo pela cidade

  • Notícia

    Notícia

O Porto está a adaptar-se tranquilamente ao novo normal. Nos últimos dias, a cidade registou apenas três novos casos de Covid-19 e o pequeno comércio começa a reabrir com todos os cuidados.

Sob o olhar atento da Polícia Municipal, hoje, a maioria da lojas com menos de 200 metros quadrados, nas principais ruas comerciais da cidade, estavam abertas e a adaptar-se às novas condições de operação. Álcool gel, máscaras, marcas no chão e avisos nas portas são a regra. E também já há clientes. Praticamente todos os setores de atividade comercial estão a funcionar e apenas as grandes lojas e centros comerciais continuam encerrados.

Na via pública, muita gente anda de máscara, mas ainda há quem não tenha. Nas lojas da baixa portuense também as há à venda e algumas são até divertidas. A Câmara do Porto está a acompanhar de perto este reinício de atividade e tem um conjunto de medidas que apoiam o regresso à atividade de cidadãos e empresas e um micro-site que as explica e que pode ser consultado aqui: covid19.porto.pt/.

O Porto, que no início da pandemia em Portugal foi o Município que primeiro identificou infetados, normalmente vindos de Itália onde decorreu em Fevereiro uma importante feira de calçado, foi também a primeira cidade a tomar medidas restritivas e a encerrar serviços e a pedir que fosse decretado o Estado de Emergência. Durante mais de um mês foi o Município com mais casos, mas neste momento é já o terceiro, longe do concelho de Lisboa e bem atrás do de Gaia. Nas últimas 72 horas, foram apenas detetados 3 casos e na última semana apenas 35, o coloca a cidade numa situação muito favorável quanto ao avanço da doença.