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Com 28 novas rotas, Sá Carneiro é o único aeroporto nacional no top 20 europeu

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Miguel Nogueira

Em 2023, foram criadas 1.429 novas rotas aéreas de e para a Europa. E o Aeroporto Francisco Sá Carneiro surge no top20 das infraestruturas europeias: das 63 novas ligações em direção a território português, 28 colocaram as companhias aéreas a voar para o Porto.

A conclusão é da Air Service One, especializada na análise de dados sobre aviação comercial, que coloca a Itália, a Espanha, o Reino Unido, a França e a Alemanha na liderança dos países com mais novas rotas.

O ranking dos aeroportos é encabeçado por Antalya, na Turquia, e Gatewick, no Reino Unido, ambos com 47 ligações aéreas criadas em 2023, logo seguidos de Fiumicino, que serve a cidade italiana de Itália, com 46.

A tendência para colocar o aeroporto do Porto na rota das viagens, explica Pedro Castro, especialista do setor de aviação comercial, em declarações ao Negócios, mostra como “a cidade do Porto e toda a região envolvente se tornaram um destino por si" e “com um aeroporto mais disponível e operacionalmente fiável".

“O constrangimento autoinfligido e patrocinado pelo próprio Estado do aeroporto de Lisboa não tem como consequência desviar os aviões para Madrid. Uma das consequências é que as companhias aéreas começam a olhar para os restantes aeroportos nacionais, observam os fluxos e potencial de tráfego com mais detalhe e, nessa linha de pensamento, apostam no Porto como uma alternativa viável", reforça.

O especialista acrescenta que os 15 milhões de passageiros servidos pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro são do Porto ou têm a região como destino, não funcionando como um “hub”.

“Se, aos 32 milhões de Lisboa, descontarmos os cerca de 28% de passageiros que apenas trocam de avião e que o poderiam fazer em qualquer lado, percebemos que a diferença de potencial entre os dois aeroportos é menor do que aparenta e que as companhias encontram no Porto uma agradável surpresa para a sua expansão em Portugal", afirma Pedro Castro.