Cultura

Coliseu vai ter sessões descontraídas com oferta cultural inclusiva

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_coliseu_do_porto_01.jpg

Filipa Brito

O Coliseu Porto Ageas acaba de lançar o projeto “Coliseu + Inclusivo”, com o objetivo de promover o acesso físico, social e intelectual a todos os públicos, em parceria com a Acesso Cultura. O primeiro passo é a adaptação dos icónicos Concertos Promenade em sessões descontraídas.

A primeira destas sessões acontece já no próximo domingo, dia 10 de abril, com os Concertos Promenade 2.0 - Arco-íris, de Duarte Pestana. Haverá sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural inclusivas, que se adaptam a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído: pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista, alterações sensoriais ou de comunicação, assim como famílias com crianças pequenas. Nesta sessão em específico, o musicólogo Jorge Castro Ribeiro vai contar ao público todas as curiosidades sobre as obras musicais, abrilhantadas pelo design multimédia de Sara Botelho. Haverá ainda um quizz imediatamente antes do concerto para os espetadores.

Pretende-se que as sessões descontraídas decorram numa atmosfera mais informal e acolhedora, com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na sala. Podem ainda implicar pequenos ajustes no espetáculo (iluminação, som, etc.) e no acolhimento do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades. Adquirem também uma valência formativa, uma vez que se permite a estas pessoas poderem experienciar a cultura em ambiente seguro e perceberem se podem frequentar outras sessões sem serem descontraídas.

“Com este projeto, o Coliseu afirma-se cada vez mais como o espaço que queremos que seja: democrático, inclusivo, aberto e acessível para todos”, explica, em comunicado, a presidente do Coliseu Porto Ageas. “À diversidade da programação, de todos os géneros artísticos para todas as idades, queremos somar a acessibilidade - física, áudio-descrição, língua gestual portuguesa e sessões descontraídas - porque só com ela é possível uma participação cultural plena”, acrescenta Mónica Guerreiro.

No ano passado, o Coliseu recebeu, pela primeira vez, a menção honrosa do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Clara e ainda a menção honrosa – Acesso Social.

O primeiro evento de teste teve lugar a 27 de março com os Concertos Promenade, escolhidos por serem abertos a crianças de todas as idades, e contou com a presença de cerca de 15 utentes com perturbações do espectro do autismo do centro clínico PIN - Partners in Neuroscience.

O próximo Concerto Promenade, com início às 11 horas, vai ser também um tributo à filarmonia. A Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, irá interpretar um programa exclusivamente feito de obras de compositores portugueses de diferentes gerações - uma delas em estreia absoluta.