Cultura

Coliseu Porto recebe hoje "O Messias" de Händel no Concerto de Natal

Filipa Brito

Uma das obras mais representativas da época, "O Messias" de Händel, é apresentada esta noite no Coliseu Porto. A Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat são as formações responsáveis pela execução de um repertório de luxo. O Concerto de Natal da sala portuense começa às 21,30 horas.

Este será o segundo momento do ciclo de três concertos de orquestra resultante da parceria artística entre o Coliseu Porto e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Nesta noite natalícia, será interpretada, sob a direção do maestro argentino Leonardo García Alarcón, a mais famosa das Oratórias escrita por Georg Friedrich Händel (1685-1759). Estreada na Páscoa de 1742, "O Messias" assemelha-se a uma ópera em versão de concerto. Ou seja, sendo música sacra, não se destina ao ritual religioso.

A obra, uma das mais emblemáticas do repertório sinfónico, inclui a extraordinária peça "Aleluia", que neste concerto é interpretada pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Carvalho Alves. São solistas Joana Seara (soprano), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Marco Alves dos Santos (tenor) e André Henriques (barítono).

A cenografia é de Fernando Marques de Oliveira.

Informação sobre o Concerto de Natal e bilhetes no website do Coliseu Porto.