Sociedade

Coliseu Porto Ageas já está de portas abertas à cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_coliseu_do_porto.jpeg

Filipa Brito

O Coliseu Porto Ageas reabriu portas no início desta semana, após quase três meses de encerramento. O regresso insere-se na terceira fase do plano de desconfinamento e em linha com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, sendo que uma das principais mudanças incide sobre a redução da lotação da sala para os espetáculos agendados.

Neste momento, a direção da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto, presidida por Mónica Guerreiro, "já começou a trabalhar na implementação das regras definidas pelo Ministério da Cultura para os teatros e salas de espetáculo", refere o Coliseu Porto Ageas em comunicado.

Uma dessas novas regras passa pela redução da lotação da sala de espetáculos que, da capacidade máxima de 4.000 pessoas, passará agora a ter como limite de público cerca de 1.500 espectadores, sempre em lugares sentados e garantindo o distanciamento recomendado.

Outras das medidas a aplicar, informa o Coliseu, passa pela definição de novos circuitos de circulação para o público (evitando ajuntamentos) e "um frequente e rigoroso plano de limpeza e desinfeção das instalações, nomeadamente a higienização completa das salas antes da abertura de portas e após cada sessão".

De acordo com a presidente do Coliseu, Mónica Guerreiro, "as medidas que estamos a implementar são fundamentais para que a reabertura se realize em rigorosas condições de segurança, de modo que todos - quem aqui trabalha e os públicos que nos visitam - sintam confiança em voltar a estar juntos". A responsável adianta ainda que "sem dúvida que ansiamos pelo regresso à experiência e ao contacto ao vivo, e por modelos de trabalho que assegurem a justa remuneração de artistas, produtores e técnicos".

A bilheteira do Coliseu está aberta de segunda-feira a sábado, em horário reduzido, das 13 às 16 horas. Nas transações, será privilegiada, sempre que possível, a utilização de cartão bancário sem contacto. No caso dos espetáculos cancelados, o Coliseu procurará também efetuar a devolução para cartão multibanco, evitando o manuseamento de notas e moedas.

Durante os últimos três meses, "as equipas trabalharam no adiamento e recalendarização de dezenas de espetáculos" e o regresso aos palcos será feito passo a passo, assinala ainda o comunicado.

+ info: Coliseu Porto Ageas