Sociedade

Coliseu organiza concerto e Câmara ilumina edifício com cores da Ucrânia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_dia_independencia_ucrania_2022_28.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A cidade do Porto vai assinalar, esta sexta-feira, um ano da invasão da Ucrânia, pela Rússia, com a promoção de uma mobilização cívica e artística ímpar. Às 18h00, o Coliseu do Porto organiza um concerto de acesso livre, em plena Rua de Passos Manuel, que reunirá vários artistas portugueses e ucranianos, e que contará com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Às 19 horas, o edifício dos Paços do Concelho ilumina-se com as cores da Ucrânia.

Com a Rua de Passos Manuel encerrada ao trânsito, a partir das 17h30 de sexta-feira, o Coliseu do Porto lança o mote para um final de tarde na Invicta em que várias vozes conhecidas vão erguer-se para plantar "Uma semente pela paz". São elas as de Pedro Abrunhosa, Tiago Nacarato, Best Youth, Ana Deus, mas também a voz da ucraniana Irina Horbatyuk e do ator Pedro Lamares.

As atuações, de acesso livre, vão decorrer abertas à rua, na fachada do Coliseu do Porto, onde está prevista a projeção da bandeira com as cores da Ucrânia. Quando o relógio marcar as 18h24, será respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra.

"Há um ano, a perceção da nossa realidade mudou e o Coliseu Porto Ageas não pode ficar alheio à mudança. No momento em que passam 365 dias desde o início do conflito, convidamos as pessoas a uma demonstração cívica de pertença, assinalando a esperança de paz, semeando-a, em frente ao Coliseu", sublinha o presidente da direção do Coliseu, Miguel Guedes.

Para o recém-eleito diretor da emblemática sala de espetáculos, é uma prioridade restabelecer o cordão umbilical do Coliseu à cidade. Neste ato, Miguel Guedes apela, assim, a que "muitos se mobilizem para assistir à entrega generosa de tantos artistas que quiseram associar-se solidariamente a esta vontade de intervenção cívica".

Simbolicamente, serão distribuídas sementes de girassol, a flor nacional da Ucrânia.

Ao evento associa-se uma marcha organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal, com o apoio do Consulado da Ucrânia no Porto, que termina na Praça General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho – edifício que também estará iluminado com as cores da Ucrânia, em solidariedade com o país. Rui Moreira marca presença no concerto na Rua de Passos Manuel e acompanhará também este percurso.