Cultura

Coliseu obtém um milhão de euros da UE para projeto de digitalização cultural

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#mno_Coliseu.jpg

O projeto “PREMIERE – Performing arts in a new era: AI and XR tools for better understanding, preservation, enjoyment and accessibility”, que reúne entidades portuguesas, espanholas, francesas, holandesas, gregas e cipriotas, num total de 12 parceiros, conseguiu obter, da Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte Europa, um financiamento a 100%, ou seja, quatro milhões de euros, dos quais um milhão destina-se a Portugal, para digitalização cultural.

A participação portuguesa partiu do Coliseu, que, por sua vez, agregou mais três entidades nacionais: Medidata, parceiro tecnológico do Porto, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Fórum Dança.

O consórcio, coordenado pela instituição grega ATHINA (Centro de Investigação e Inovação em Tecnologias da Informação), foi um dos 49 projetos selecionados para financiamento de um total de 364 candidaturas, das quais 16 com participação nacional. Destas, Coliseu Porto Ageas, Fórum Dança, FITEI e Medidata estreiam-se na captação de financiamento no programa-quadro europeu de I&I (Investigação & Inovação).

“PREMIERE”, que arrancará em outubro deste ano, pretende desenvolver e aplicar nova tecnologia – inteligência artificial, realidade estendida (XR) e 3D – para a criação, preservação, valorização e fruição do património europeu das artes performativas, nomeadamente do teatro e da dança. Os parceiros portugueses vão percorrer o património e o arquivo de registos media dos anos 60, 70 e 80 e dar-lhes uma nova vida, fomentando novas atividades culturais acessíveis a todos, mesmo aqueles que não podem assistir ao vivo devido a barreiras como a distância geográfica ou motivos de saúde.

Além de aumentar a visibilidade e alcance das performances, pretende-se apoiar tanto os espectadores na busca de conteúdos relevantes como os produtores e curadores na comunicação dos seus trabalhos para públicos mais vastos.

“Horizonte Europa” é um dos maiores programas de financiamento público para a investigação e inovação em todo o mundo, com um orçamento total de 95,5 mil milhões de euros, e estará em vigor até 2027. Pela primeira vez, um programa-quadro inclui um cluster dedicado à área da Cultura.