Cultura

Coliseu lança Serviço Educativo pela primeira vez em 81 anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_criancas_coliseu_ 02.jpg

Miguel Nogueira

Pela primeira vez em 81 anos de história, o Coliseu Porto Ageas lança um Serviço Educativo, com o objetivo de reforçar a ligação de crianças, jovens e de todos os públicos às artes. As primeiras oficinas arrancam a 17 de julho.

A partir de setembro terá início um programa anual, dirigido ao público em geral, escolas, associações culturais e sociais. Haverá oficinas, workshops e visitas orientadas, que vão trabalhar a arte, a história, a geografia e o património do Coliseu e da cidade do Porto.

"Uma casa com tanta história para contar deve ter um serviço educativo. Neste momento de mudança do Coliseu, este será um projeto identitário para o presente e de projeção de futuro. Este é o cimento da relação que o Coliseu terá com a cidade", explica Miguel Guedes, presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto.

O novo serviço, coordenado por Filipa Godinho, professora e artista plástica, pretende ser um projeto identitário para o presente e de projeção de futuro. Terá programas transversais e multidisciplinares, que se vão desdobrar em vários formatos, promovendo atividades para todos, com especial destaque para as famílias. Para cada tipologia de atividade haverá monitores de múltiplas valências, de áreas pedagógicas a artísticas como a dança, teatro, música, artes plásticas e arquitetura, entre outras.

Estreia com Oficinas de Verão

As Oficinas de Verão constituem a primeira atividade do Serviço Educativo e surgem como resposta à necessidade de valorização dos tempos livres, havendo propostas para diferentes faixas etárias.

"A Magia das Sombras - Oficina de teatro de sombras para crianças curiosas" acontece de 17 de julho a 1 de setembro e destina-se a crianças e jovens dos seis aos 12 anos de idade. Durante uma semana, de segunda a sexta-feira, cada grupo (entre oito e 12 crianças) irá criar o seu próprio teatro de sombras, desde a história, personagens, cenário e dramaturgia até à luz e som. As inspirações serão variadas, desde as tradicionais sombras chinesas (pinyin) até expressões mais contemporâneas, como o teatro de sombras de Lourdes Castro, entre outros.

Segue-se "Atlas - Atelier de Teatro Labirinto de Ação Sensorial", destinado a jovens, entre os 12 e os 17 anos de idade, que vai decorrer de 17 de julho a 4 de agosto. Neste atelier de teatro-labirinto o grupo é convidado a aprender com afetos, questionar valores e dar lugar à escuta das mais complexas ideias e sentimentos dos participantes, em linguagens várias que atravessam o verbal e se estendem ao corpo, à ação e ao espaço.

As atividades de verão são semanais e as inscrições podem ser feitas na bilheteira do Coliseu e na Ticketline.