Desporto

Coliseu do Porto recebe talento internacional de "breaking"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De diferentes idades, rapazes e raparigas dos quatro cantos do mundo juntaram-se no Coliseu do Porto para uma batalha de ritmo, diversão e afirmação de uma identidade. Todos voltaram a fazer do World Battle 2022 uma das maiores competições de breaking.

Mais de 500 b-boys e b-girls estiveram no Porto, de quinta-feira a domingo, para as batalhas individuais e coletivas que opuseram atletas originários de vários continentes. Mais de três dezenas de dançarinos representaram o ritmo em português.

No último dos três dias, houve competição – sempre em improviso, uma vez que nem as músicas escolhidas pelos dj’s sabiam de antemão – nas categorias de ‘Top styles only’, ‘Kids Battle’, quartos de finais e finais de ‘b-boy’ e ‘b-girl’ individual e quartos de finais e finais em ‘5 para 5’ em breaking profissional misto.

No plano individual, os vencedores foram os b-boys russos Nord Diamond e Gera e a b-girl chinesa 671. Na categoria de equipas de breaking ‘5 para 5’ a equipa vencedora foi a russa All For One, enquanto a crew portuguesa The Beasts venceu nos ‘Top Styles’.

Iniciado há 16 anos como Eurobattle, o encontro ganhou uma amplitude mundial com eco em todos os continentes. Anualmente, ao longo das várias etapas que levam à final do World Battle no Porto, pelo palco do Coliseu passam cerca de mil dançarinos dos cinco aos 50 anos.

Entre a plateia nesta edição estiveram as dezenas de crianças e jovens que vêm participando nos projetos Ao Ritmo do Bairro e Desporto no Bairro, a quem foram oferecidos bilhetes para verem de perto alguns dos melhores praticantes da modalidade que, em 2024, se vai estrear nos Jogos Olímpicos de Paris.