Cultura

Coliseu do Porto recebe hoje a voz de Gisela João

  • Notícia

    Notícia

#mno_gisela_joao_12.jpg

Miguel Nogueira

A sala de espetáculos vai encher-se esta noite com os sons de "Nua", o último álbum da fadista, e de outros temas anteriores que contribuíram para a conquista do público.

Gisela João apresenta-se às 21,30 horas, no Coliseu, com um alinhamento em que as expectativas se voltam para o seu segundo álbum a solo, "Nua", lançado em novembro passado, mas de que farão também parte outros temas do seu reportório. A atuação será, por isso, uma viagem entre poetas do passado e do presente através da surpreendente voz que imprime uma marca própria à forma de Gisela João cantar fado.

No espetáculo de uma hora e quinze minutos sem intervalo, a criadora de "(A Casa da) Mariquinhas", de Capicua e Alberto Janes, é acompanhada pelos músicos Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Nelson Aleixo na viola e Francisco Gaspar na viola baixo, os mesmos com que gravou o mais recente álbum.

Distinguida em 2014 com o Prémio José Afonso, Gisela João tinha gravado em 2013 o seu primeiro trabalho, onde incluiu inéditos, como "Vieste ao mundo", e temas recuperados, como "Sei finalmente" de Amália Rodrigues e "Sou tua" de Flora Pereira.

Com "Nua", que manteve a produção de Frederico Pereira, a fadista voltou a equilibrar inéditos e recriações, num total de 13 temas, entre os quais "Sombras do passado" é uma das novidades. Juntou-lhes a interpretação de criações de Beatriz da Conceição ("Fado para esta noite"), Amália ("Lá na minha aldeia", "Naufrágio", "Senhor extraterrestre", "Quando os outros te batem, beijo-te eu" e "Há palavras que nos beijam"), Cartola ("As rosas não falam" e "O mundo é um moinho") e Chavela Vargas ("Llorona").   

Mais informações aqui.