Sociedade

Coliseu assinala Dia Mundial da Voz

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_contra_luz_palco.jpg

Filipa Brito / Arquivo

No âmbito da temática Diversidade>Voz, o Coliseu convoca toda a comunidade, com especial enfoque nos artistas e profissionais da voz, para os cuidados essenciais a ter na saúde do seu aparelho vocal. Assim, esta quarta-feira, 12 de abril, promove um rastreio da voz.

Direcionado à comunidade em geral que trabalhe com a voz - como os professores, entre outros - e à comunidade artística - cantores, atores e outros artistas -, tem como objetivo chamar a atenção de todos os que tenham na voz o seu instrumento de trabalho, e devam ser sensibilizados para a importância de cuidar e vigiar o seu aparelho vocal.

A iniciativa evoca o Dia Mundial da Voz, que se assinala no dia 16 de abril, e insere-se no novo projeto "Mantras Coliseu", que, em cada mês, abordará uma temática diferente. O mês de abril tem como tema a Diversidade, derivando no subtema da Voz. Uma escolha natural, num momento em que o Coliseu ganha várias vozes, mas também porque foram muitas e marcantes as vozes que se fizeram ouvir neste espaço, ao longo de 81 anos de História.

Em parceria com a Iberdata e o Grupo Ageas Portugal, o rastreio será realizado por Clara Capucho, conhecida como "Dra. Voz" e coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz, em Lisboa. A cirurgiã otorrinolaringologista é a principal referência clínica dos cantores e atores portugueses e pioneira no estudo da voz em Portugal.

Clara Capucho conduzirá o rastreio na sala Lounge Ageas do Coliseu, entre as 10h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30.

"O Coliseu não é apenas uma sala de espetáculos histórica, democrática, eclética e diversa. Pode e deve prestar serviços à comunidade, às pessoas, tratando de devolver uma pequena parte do sentimento de pertença que todos nos transmitem sempre que cá vêm, pensando o seu presente e futuro", explica o presidente de um Coliseu, "que é também isso e cada vez mais: arte, partilha, todos os sentidos e educação", sublinha Miguel Guedes.