Cultura

Coliseu apresenta companhia brasileira com “Ledores no Breu”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ledores_no_breu.JPG

DR

O que é ser analfabeto em São Paulo, nos grandes cruzamentos de capitais do Brasil? Esta é a grande pergunta de "Ledores no Breu", espetáculo inserido no Movimento Porto Brasil, que celebra os 200 anos da independência do Brasil, e na Mostra São Palco 2022. A peça sobe ao palco do Coliseu Porto Ageas, nesta sexta-feira, às 19 horas.

Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo "Ledores no Breu" parte da frase "Aniquilar uma pessoa é tanto privá-la da comida, quanto privá-la da palavra, da leitura mundo”, e trata das relações entre um homem "sem leitura e sem escrita" com o mundo ao seu redor.

Dinho Lima Flor, o protagonista, traz-nos histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens que percorrem longas distâncias para elucidar as suas dúvidas, os seus erros e os seus crimes.

A partir de textos de Paulo Feire, Maria Valéria Rezende, Lêdo Ivo, Zé da Luz, Patativa do Assaré, Luiz Fernando Veríssimo, Frei Betto, canções de Cartola, Ana Maria Carvalho, Jackson do Pandeiro, Francesca Della Mônica e Chico César, cruzam-se figuras, entrelaçam-se histórias e tecem-se as trajetórias dessas vítimas do crime de não saber ler.

Mais informações e bilhetes disponíveis aqui.