Cultura

Coliseu apresenta a ópera “Na Colónia Penal”, de Philip Glass

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR.jpg

DR

Na próxima quarta-feira, 25 de outubro, às 21 horas, o Coliseu Porto Ageas e a Rumo do Fumo unem-se para apresentar "Na Colónia Penal". Da autoria do norte-americano Philip Glass, nomeado três vezes ao Óscar de melhor banda sonora original, detentor de um Globo de Ouro (pelo filme "The Truman Show") e de um BAFTA (pelo filme "The Hours"), é um dos compositores mais influentes do final do século XX.

"Na Colónia Penal" é uma ópera de câmara clássica-moderna. Será dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, conta com encenação de Miguel Loureiro e movimento de Miguel Pereira.

Esta história distópica para os tempos injustos que atravessamos baseia-se no conto homónimo de Frank Kafka. Chegado a uma colónia penal numa ilha sem nome, um visitante depara-se com um complexo engenho de execuções pronto a funcionar sobre um condenado anónimo. A zelar pela máquina impiedosa encontra-se um oficial, única pessoa que compreende o seu funcionamento e acredita na sua razão de ser.

Com libreto de Rudolph Wurlitzer, reflete sobre a frágil dualidade da razão humana, onde a fronteira ténue entre a justiça e a injustiça é explorada e atravessada com mestria narrativa e sonora (cantores líricos músicos e performers).

Música, teatro, dança e vídeo, tudo se conjuga em palco para criar um espetáculo original em Portugal. Após a estreia nacional, no início do ano, no Teatro São Luiz, em Lisboa, o espetáculo volta agora a subir ao palco no Coliseu do Porto.