Cultura

Coletivo Aurora Negra reaviva histórias de guerrilheiras em novo espetáculo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_espetaculo_aurora_negra.jpg

DR

Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema apresentam o mais recente espetáculo no Teatro Campo Alegre, nos dias 9 e 10 de fevereiro.A Missão da Missão” é uma peça que tem por base os movimentos de libertação africanos e a importância da participação feminina na luta pela liberdade.

O objetivo do projeto é o de trazer as histórias pouco conhecidas das guerrilheiras da luta de libertação colonial. “Uma das nossas missões é procurar fazer arte como possibilidade de reparação histórica e de agitação de consciências", explicam.

Para esta “instigação à revolução”, as três atrizes e encenadoras contam, ainda, com Ana Valentim, Aisha Noir, Rita Cruz e Romi Anuel, na interpretação.

O coletivo regressa ao Teatro Municipal do Porto, depois de ter apresentado o espetáculo com título homónimo, “Aurora Negra”, em 2021, logo após ter vencido a Bolsa de Criação Amélia Rey Colaço, em 2019.

O novo trabalho parte de “A Missão”, de Heiner Muller, no seguimento de um desafio proposto pelo Teatro do Bairro Alto, com o intuito de revisitar a peça da companhia de teatro, a Cornucópia.

Ao longo do processo, foram-se afastando do texto original por não se reverem nas palavras originais: “queríamos contar outras histórias, histórias que se aproximassem daquilo que são as lutas, as crenças e as vontades das três enquanto criadoras”, referem.

“A Missão da Missão” é apresentado às 19h30 e conta com interpretação em língua gestual portuguesa.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Teatro Rivoli e Teatro Campo Alegre, e em tmp.bol.pt