Cultura

Coleção Municipal de Arte: quatro novas obras completam Aquisições 2020

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Coleção Municipal de Arte será incrementada com quatro novas obras de arte contemporânea, adquiridas a quatro galerias da cidade, no âmbito do projeto Aquisições.

Por sugestão do comité de seleção, composto por Fátima Lambert, Paula Parente Pinto e Nuno de Campos, serão adquiridas “A Corrida” (2020), de Luísa Abreu, à Galeria 117; “Corpo em submissão_2” (2020), de Domingos Loureiro, à Galeria João Lagoa; “Biovirtual, body-performance” (1982-2019), de Silvestre Pestana, à Galeria Nuno Centeno; e “Great Mallow Reserve (with Bin Koh)” (2020), de Alice dos Reis, à Lehmann + Silva. Estes trabalhos integram um grupo total de dezasseis obras adquiridas ao longo de 2020. Todas as aquisições deste ano podem ser conhecidas no website Pláka.

O projeto Aquisições integra a plataforma Pláka, coordenado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, e tem vindo a compor a Coleção Municipal de Arte desde 2018. Tem como objetivos dinamizar e valorizar o património artístico do Porto e documentar a memória da prática artística da cidade, tendo já adquirido 44 novas obras de arte a várias galerias de arte da cidade, entre 2018 e 2020.

Com um orçamento anual de 100 mil euros, a iniciativa foi complementada em 2020 com uma verba suplementar de 35 mil euros, destinado à compra direta a artistas e coletivos de artistas sediados na cidade do Porto que resultou na aquisição de 21 novas obras.

O projeto Aquisições, nas duas modalidades, terá continuidade em 2021 com um novo comité a ser anunciado em janeiro.