Cultura

Coleção Municipal de Arte integra novas obras e organiza a primeira exposição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Valter_Ventura_Folha_de_Nespereira_Folha_de_Brocolo_Folha_de_Figueira_01.JPG

“Folha de Nespereira”, “Folha de Brócolo” e “Folha de Figueira”, de Valter Ventura (2022)

A Câmara do Porto adquiriu mais 24 obras, de 13 artistas, no âmbito do projeto Aquisições, que assim encerra mais uma edição. As novas peças, compradas a galerias do Porto, mediante recomendação do comité de seleção, juntam-se agora às 18 obras adquiridas diretamente a artistas e coletivos artísticos da cidade, em meados de 2022.

Perfazendo um investimento de cerca de 100 mil euros, as novas aquisições resultam de um processo de acompanhamento e avaliação de projetos artísticos apresentados em contexto de galeria, e contemplam obras de Ani Schulze, Estefanía Landesmann e Marlon de Azambuja, adquiridas à Galeria Lehmann Silva; de Isabel Carvalho, adquiridas à Galeria Quadrado Azul; de Joana Pimentel, Pedro Proença, Pilar Mackenna e Rita Magalhães, adquiridas à Galeria Pedro Oliveira; de Ana Vidigal e José Loureiro, adquirida à Galeria Fernando Santos; de Valter Ventura e Silencio Coletivo, adquiridas à Kubik Gallery; e de Inês d’Orey, adquirida à Galeria Presença.

Entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro, estas obras poderão ser vistas, naquela que será a primeira exposição pública da Coleção Municipal de Arte, com o título “Derivas e Criaturas – Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”, e que terá lugar na Galeria Municipal do Porto.

A exposição integrará também as 18 obras adquiridas diretamente a artistas e coletivos do Porto nesta edição do projeto Aquisições: Alexandra Rafael, Carla Cruz & Cláudia Lopes, Clarice Cunha, Dinis Santos, Francisco Venâncio, Hilda de Paulo, Inês Leal, Inês Tartaruga Água, Jiôn Kiim, Joana Patrão, Laetitia Morais, Maria Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mónica Baptista, Odair Monteiro, Rebecca Moradalizadeh, Tomás Abreu e Vera Matias.

Desde a sua criação, em 2018, a iniciativa somou a aquisição de 144 novas obras de arte de 119 artistas e coletivos artísticos.

Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas no website da plataforma Pláka.