Cultura

Clube de leitura online sobre contos femininos e singulares

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

#mno_spoken_words.jpg

Miguel Nogueira

As Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) vão organizar um clube de leitura online, em torno das palavras das escritoras Paulina Chiziane e Isabel Figueiredo. A primeira sessão decorre já nesta quinta-feira, dia 4 de março.

Durante o mês de março, as bibliotecas municipais continuam a incentivar a (re)ler e a refletir sobre as obras de grandes contistas da língua portuguesa, mesmo em época de confinamento.

Sob a temática “Contos Femininos e Singulares”, as duas próximas sessões vão incidir sobre duas escritoras contemporâneas, que refletem nos seus textos diferentes faces do colonialismo: Paulina Chiziane, que se inspira na oralidade dos contos moçambicanos para abordar os mitos fundadores do seu povo; e Isabela Figueiredo, escritora e jornalista, que reflete sobre a sua infância vivida em Moçambique, no período tumultuoso do final do Império Colonial Português.

Assim, no dia 4, a leitura será dedicada à obra “As andorinhas”, de Paulina Chiziane, e no dia 18 será a vez de refletir sobre o livro “Cadernos de Memórias Coloniais”, de Isabela Figueiredo.

As sessões quinzenais realizam-se sempre às quintas-feiras, pelas 18,30 horas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e limitada ao número de vagas.