Ambiente

Classificação de interesse público atribuída ao tulipeiro dos Jardins da Casa Allen

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_tulipeiro_da_virginia_casa_allen_01.JPG

Filipa Brito

Tem efeitos desde esta quinta-feira o despacho que classifica como árvore de interesse público um exemplar da espécie Liriodendron tulipifera L., sito no jardim do Palacete do Visconde de Villar de Allen.

Na sequência de um requerimento da Câmara do Porto para a classificação de interesse público do exemplar da espécie Liriodendron tulipifera L., de nome comum tulipeiro-da-virgínia, situado no jardim do Palacete do Visconde de Villar de Allen, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) atribuiu proteção legal à árvore pelo seu porte, desenho e particular significado paisagístico.

Descrevendo este exemplar como “uma árvore imponente”, o ICNF destaca a “monumentalidade” dos seus 31 metros de altura total e 7,75 metros de perímetro na base. “Apresenta uma arquitetura natural e equilibrada, uma copa frondosa e com a singularidade de alguns dos seus ramos inferiores penderem até solo e aí apresentarem um desenvolvimento horizontal”, nota o despacho.

“Apresenta elevado valor visual pela sua dimensão, forma e invulgaridade das suas folhas e flores e adiciona valor cénico ao jardim e ao Palacete do Visconde de Villar de Allen, cumprindo-se o parâmetro de apreciação valorização estética do espaço envolvente e dos seus elementos naturais e arquitetónicos”, acrescenta o documento, salientando o “bom estado vegetativo e sanitário” da árvore.

O ICNF determina ainda que a zona geral de proteção desta árvore seja ampliada, “excecionalmente, com um raio de 25 metros a contar da base do exemplar classificado, atendendo às suas dimensões e localização”.

A classificação de interesse público deste tulipeiro-da-virgínia torna proibida qualquer operação que possa causar dano, mutile, deteriore ou prejudique o estado vegetativo do exemplar classificado, nomeadamente “o corte do tronco, ramos ou raízes”, assim como “a remoção de terras ou outro tipo de escavações na zona geral de proteção”, pode ler-se.

O Palacete do Visconde de Villar de Allen, jardins e auditório está classificado como monumento de interesse público e está afeto à Direção Regional de Cultura do Norte.