Sociedade

Clássicos britânicos saem à rua para um desfile sobre rodas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_Six_Bridges_Rally_08.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Avenida de D. Carlos I, na Foz do Douro, será o ponto de partida para mais uma edição do "Passeio dos Ingleses”, marcada para este sábado, 21 de janeiro.

O desfile de automóveis clássicos ingleses arranca com mais de 100 veículos e 200 participantes a percorrerem as ruas do Porto rumo a Geraz do Lima, onde termina o trajeto.

A 19.ª edição do "Passeio dos Ingleses" presta homenagem à Rainha Isabel II (1926-2022), monarca da qual era conhecida a paixão por automóveis e mecânica. Em plena II Guerra Mundial integrou o corpo feminino do Auxiliary Territorial Service, onde teve formação em mecânica e condução de ambulâncias e camiões. Consta que era detentora de uma invejável coleção de clássicos.

Aquele que é tido como um dos maiores desfiles de automóveis clássicos de uma única nacionalidade tem partida, simultânea, em Lisboa e no Porto e contará com a participação total de 300 automóveis. Na cidade Invicta são esperados cerca de 200 participantes e 100 modelos antigos de marcas como Bentley, Jaguar, Rolls-Royce, Aston Martin, MG, Triumph, Lotus, Austin-Healey ou Morgan.

O “Passeio dos Ingleses 2023” arranca às 10 horas na Avenida de D. Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre, seguindo pela Avenida do Brasil em direção à rotunda do Castelo do Queijo, ruma depois para a rotunda da Anémona via Circunvalação até à saída para a A28 – Viana do Castelo. A chegada está prevista para as 13 horas em Geraz do Lima.

Programa Porto:
09h00 - Concentração na Foz do Douro (na Avenida de D. Carlos I)
10h00 - Partida do Passeio dos Ingleses
11h30 - Kartódromo de Viana do Castelo (Grupo Desportivo)
11h30 - Visita a Ponte de Lima
13h00 - Chegada a Geraz do Lima

Devido à passagem do cortejo de carros clássicos, a Avenida de D. Carlos I estará temporariamente encerrada ao trânsito, entre as 07h30 e as 10h45.