Cultura

Clarinetista Horácio Ferreira vence Prémio Novos Talentos Ageas

O clarinetista Horácio Ferreira venceu o Prémio Novos Talentos Ageas/2017, no valor 5 000 euros, cuja final decorreu durante o fim de semana na Casa da Música.

Horácio Ferreira interpretou as peças "Grand Duo Concertant" (op.48), de Carl Maria Von Weber, e "Shalom Aleichem, Rov Feidman", de Béla Kovàcs, acompanhado pelo pianista Bernardo Soares, e "reuniu o maior número de votos do público presente na sala Suggia, chamado a decidir através de boletim de voto", segundo comunicado da Casa da Música enviado à agência Lusa.

O clarinetista disputou a final com o pianista Manuel Araújo e o À La Joie Trio, constituído pela soprano Marina Pacheco, o barítono Tiago Matos e o pianista Pedro Costa. Os finalistas foram selecionados ao longo de 2017 e por escolha do público, em 22 concertos do ciclo "Novos Talentos".

O Prémio Novos Talentos Ageas visa distinguir e incentivar o trabalho de jovens músicos com idade até 35 anos, em todos os géneros musicais, nas áreas da criação, interpretação e/ou desempenho em palco, e promover projetos artísticos de reconhecida qualidade.

Natural de Santa Comba Dão, Horácio Ferreira, que tem atuado em vários continentes, iniciou o percurso musical aos oito anos na Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense, estudou no Conservatório de Música de Coimbra, na Escola Profissional de Música de Espinho, na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE, no Porto, e na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, estudando atualmente em Paris. Venceu já o Prémio Jovens Músicos - Nível Médio e o Concurso da Costa Azul e "Terras de La Salette", foi finalista no Young Artists Competition, em Kansas City (EUA), e no Concurso Internacional Gioseppe Tassis, em Milão. No Concours Debussy de clarinete, em Paris, recebeu o prémio para a melhor interpretação da "Première Rhapsodie", de Debussy, e venceu a 28.º Prémio Jovens Músicos - Nível Superior, tendo-lhe sido atribuído também o Prémio Maestro Silva Pereira - Jovem Músico do Ano 2014. Recentemente, ganhou o 1.º prémio no Concurso Internacional J. Pakalnis, em Vilnius, Lituânia.