Inovação

City Café regressa para "conectar"o Porto à sustentabilidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_city_cafe_2023_08.jpg

DR

O Porto Innovation Hub volta a endereçar um convite à cidade para novos encontros no formato de "coffee-break fora da caixa". Sob o tema "Conectar", o City Café vai dinamizar quatro conversas informais para juntar oradores que, na cidade, trabalham ativamente os desafios da sustentabilidade. Os eventos decorrem sempre às 13h30 e são gratuitos, mediante registo prévio.

A primeira sessão será já nesta terça-feira, dia 12, e traz ao Porto Innovation Hub uma palestra de Vanessa Tavares sobre "Infraestrutura de Smart Cities e Planeamento Urbano Sustentável".

A especialista em sustentabilidade vai explicar como as cidades inteligentes recorrem às tecnologias digitais para tornar redes e serviços convencionais mais eficientes em benefício de pessoas e empresas.

Haverá, também, oportunidade para debater os princípios fundamentais das "smart cities", as tecnologias associadas e o contributo do planeamento urbano para a promoção da sustentabilidade.

O segundo City Café está agendado para 23 de abril, desta vez nas instalações da Águas e Energia do Porto. A palestra de Susana Garcia sobre "A Energia da Água do Porto: Eficiência no Abastecimento" vai explicar como a abordagem inteligente e integrada, utilizada na gestão hídrica e energética do Sistema de Abastecimento de Água do Porto, pode ajudar a enfrentar o desafio da escassez de água com eficácia e sustentabilidade.

Este será, ainda, um momento para uma visita ao Reservatório de Nova Sintra.

Para 14 de maio, de volta ao Porto Innovation Hub, está marcada a sessão sobre "Mobilidade Sustentável e Inovação Urbana". Pedro Gaspar vai mergulhar nas tendências que estão a redefinir o modo como as pessoas se movem pela cidade, de forma verde, rápida e inteligente, desafiando a um maior envolvimento na construção de cidades mais limpas, acessíveis e vibrantes.

Paralelamente, serão discutidos temas como a tecnologia e a inovação climática e urbana.

O City Café termina a 20 de junho, com a presença de João Peças Lopes na Agência de Energia do Porto. Especialista em sistemas sustentáveis de energia, o convidado vai falar sobre "Tecnologias de Energias Renováveis", ajudando à compreensão do interesse no vetor eletricidade como o mecanismo mais eclético para promover a descarbonização da sociedade e da economia, desde que esta eletrificação se faça suportada por fontes de energias renováveis.