Inovação

"City Café" prossegue com conversas focadas no futuro das cidades, organizações e pessoas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_innovation_hub_03.jpg

Filipa Brito

O Porto Innovation Hub (PIH) tem já calendarizadas quatro sessões, a decorrer entre abril e julho, do City Café. A atividade que, sob o pretexto de um café pós almoço, convida a uma reflexão alargada sobre questões prementes da sociedade, dá continuidade ao ciclo iniciado em novembro 2022, cujo denominador comum é o futuro, analisado especificamente sob três perspetivas – a das cidades, das organizações e das pessoas.

Assim, as próximas sessões terão os seguintes oradores e temas:
- 18 de abril: Helena Antónia Silva, "Caminhos para reduzir o desperdício têxtil" (O Futuro das Cidades);
- 18 de maio: Pedro Monteiro, "Mindset e Performance" (Competências do Futuro);
- 13 de junho: Rafael Pires, "Oportunidades da experimentação tecnológica para as organizações" (O Futuro das Organizações);
- 12 de julho: Ana Casaca, "O papel da inovação na transição energética e o impacto nas cidades" (O Futuro das Cidades).

Sendo as sessões gratuitas (com inscrição prévia online) e abertas ao público, o City Café tem nas equipas municipais um público particular, na medida em que é também com base no seu feedback, ao longo das sessões de trabalho desenvolvidas no PIH, enquadradas no plano de capacitação, que algumas das temáticas e oradores são identificados.

Recorde-se que, nos últimos meses, o PIH recebeu sessões dedicadas aos temas da "Criatividade e Inovação nas Organizações" (novembro), "Emoções no Trabalho" e "Economia Circular" (janeiro), "Os Desafios da Transição Digital" (fevereiro) e "Competências do Futuro" (março), registando um notório crescimento em termos de adesão do público.

O City Café é concebido e gerido no contexto da iniciativa municipal Porto Innovation Hub, a qual é desenvolvida pela Porto Digital, em articulação direta com a Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização. A atividade carateriza-se pela proximidade e descontração entre plateia e oradores, bem como pela natureza didática e até inspiracional.

As sessões mantêm-se gratuitas e implicam um registo prévio online.