Inovação

City Café promove debate sobre cidades inteligentes e os desafios para o futuro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A iniciativa City Café continua a inspirar. A primeira sessão do ciclo "Conectar" trouxe ao Porto Innovation Hub (PIB) uma palestra de Vanessa Tavares sobre "Infraestrutura de Smart Cities e Planeamento Urbano Sustentável".

A especialista, responsável pelo departamento de Sustentabilidade no BUILT CoLAB, explicou o papel significativo do ambiente construído no consumo de recursos e no impacto ambiental. Embora a tecnologia possa ajudar a atenuar certos efeitos, não pode, por si só, enfrentar os desafios colocados pela urbanização e pelo aumento do nível de vida. É imperativa uma mudança social, que exige uma abordagem holística que envolva a definição de uma visão clara, o compromisso com a ação, o planeamento e a execução, a avaliação contínua e o envolvimento de todos os stakeholders nos processos de tomada de decisões.

"Se pensarmos no conceito de smart cities (cidades inteligentes), à partida, relacionamos com tecnologia, mas espero, sinceramente, que, no final desta sessão, concordem comigo: as smart cities têm muito mais a ver com as pessoas!", referiu Vanessa Tavares.

A abordagem das complexidades da urbanização exige uma estratégia multifacetada que integre soluções tecnológicas com reformas sociais e de governação. “É preciso definir a visão”, acrescentou a responsável do BUILT CoLAB.

Mais três sessões previstas do "Conectar"

Esta sessão teve ainda enquadramento na execução do projeto europeu financiado ASCEND (Accelarating poSitive Clean ENergy Districts), no qual o Porto participa a par de outras sete cidades e diversos parceiros que oferecem soluções em matéria de gémeos digitais, TIC, redes de aquecimento inteligentes, eficiência e otimização energética, eficiência dos edifícios, soluções e armazenamento de energias renováveis, mobilidade, soluções centradas no cidadão e outras soluções urbanas.

No âmbito do ciclo em curso encontram-se programadas mais três sessões:
23 de abril - "A Energia da Água do Porto: Eficiência no Abastecimento", com Susana Garcia, nas instalações da Águas e Energia do Porto;
14 de maio - "Mobilidade Sustentável e Inovação Urbana, com Pedro Gaspar, no Porto Innovation Hub;
20 de junho - "Tecnologias de Energias Renováveis, com João Peças Lopes, nas instalações da Agência de Energia do Porto.

O City Café é promovido pelo Porto Innovation Hub, em articulação com a Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, e propõe-se criar um momento informal de diálogo colaborativo entre oradores e convidados. A atividade inspira-se numa pausa para café após o almoço, tem caráter didático e participativo e pretende, sobretudo, fomentar a colaboração entre audiência e oradores convidados sobre as temáticas em discussão.

A participação nas sessões é gratuita, com necessidade de um registo prévio online disponível aqui.