Inovação

City Café desvenda "O Poder dos Dados" para a gestão e planeamento de uma cidade mais inclusiva e sustentável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Até dezembro, o Porto Innovation Hub (PIH) vai receber três novas sessões da atividade City Café, enquadradas no tema “O Poder dos Dados”, com o intuito de mostrar, de forma prática, as potencialidades dos dados na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e na resolução dos problemas urbanos.

Já na próxima sexta-feira, dia 17, pelas 13h30, o convidado da primeira sessão do ciclo será Paulo Maia, cientista de dados que falará sobre “Dados e Inovação Inclusiva”, ilustrando com exemplos da utilização de dados para promover a inclusão social/acessibilidade, com referência a alguns projetos dos quais fez parte, entre os quais os da comunidade Data Science for Social Good Portugal.

No dia 21, Rodrigo Carvalho incidirá a sua participação na relação entre “Criatividade e Dados”, durante a qual será possível entender formas de trabalhar a apresentação e visualização dos dados de modo apelativo e criativo.

Já em dezembro, no dia 13, o repto para tomar café após o almoço é acompanhado de uma sessão sobre “Dados para Cidades Verdes”, promovida por João Pereira, um bioengenheiro especializado em dados, software e inteligência artificial e focado na construção de soluções de analítica para potenciar um desenvolvimento urbano mais consciente e sustentável.

As sessões do City Café são gratuitas (com inscrição prévia online) e abertas ao público, sendo estruturadas e desenvolvidas com o objetivo de partilhar conhecimento e inspirar oradores e participantes para um Porto de inovação, mas também de prosperidade e sustentabilidade.

Mais de 200 participantes no ciclo anterior do City Café

De novembro de 2022 a julho deste ano, o City Café contou com nove sessões, que obedeceram ao tema macro “Futuro”, o qual se subdividiu em três perspetivas: Cidades, Organizações e Pessoas. Em média, cada sessão contou com cerca de 25 participantes, num total que excedeu as 200 presenças, dentro do registo intimista e de proximidade que carateriza esta atividade.

O City Café é desenvolvido e implementado no contexto da iniciativa municipal Porto Innovation Hub, sob a responsabilidade da Porto Digital e em coordenação com a Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização da autarquia.