Cultura

Circo do Coliseu e Teatro São João vão dos palcos até casa das pessoas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_circo_natal_coliseu_2020_23.jpg

Filipa Brito

Novo confinamento obriga a novas medidas de exceção. Não querendo permitir que a cultura fique longe dos espetadores enquanto duram as medidas restritivas impostas pela pandemia, o Coliseu do Porto Ageas e o Teatro Nacional São João vão entrar nas casas do público através da transmissão streaming dos seus espetáculos.

Em quase 80 anos de história, o Circo de Natal do Coliseu do Porto Ageas continua a reinventar-se. Para não deixar de levar a cultura ao público, principalmente quando a pandemia obriga ao confinamento, é possível assistir ao espetáculo no conforto da casa através de streaming, até 31 de janeiro, e on demand, no horário que for mais confortável.

Esta é a forma que a histórica casa de espetáculos da cidade encontrou para continuar a permitir que a cultura esteja “sempre ao lado dos espetadores em momentos de confinamento”, pode ler-se no seu website. Com um preço único de 9 euros, o bilhete pode ser adquirido na plataforma Ticketline Live Stage.

Depois de um ano particularmente penoso para os artistas, e em cenário de um novo confinamento que fechou as salas de espetáculo, assistir ao espetáculo online é a alternativa que permite minimizar os danos originados pelas restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde, limitando as exibições de caráter cultural.

Até ao final do mês, prolonga-se, assim, a possibilidade de ver em ação “os melhores artistas e números de acrobacia aérea, ilusionismo, trapézio, clown (palhaços), mastro chinês, corda bamba, forças opostas, parkour e malabarismo”, informa ainda a instituição.

Já no início do ano, o Coliseu do Porto Ageas havia entrado na casa das pessoas, dessa vez com uma sessão única. Agora, é o espetador que escolhe o horário para a entrada da magia das artes circenses pelo ecrã adentro.

Desde o dia 15 janeiro, quando entraram em vigor as novas medidas do Estado de Emergência, o Coliseu do Porto Ageas suspendeu todas as suas atividades, encerrando igualmente a bilheteira.

"As Três Irmãs" agora só no ecrã

Também o Teatro Nacional São João (TNSJ) continua de portas abertas online, à semelhança do que aconteceu durante o primeiro confinamento, nos meses de março e abril do ano passado.

O espetáculo “As Três Irmãs”, de Anton Tchékhov, com direção de Carlos Pimenta e coproduzido pelo TNSJ e pelo Ensemble – Sociedade de Atores, que estava em cena no Teatro Carlos Alberto, passa a ser transmitido online na plataforma BOL.

Mas não será o único. Enquanto o público não puder deslocar-se às suas salas, o TNSJ promete apresentar “novos espetáculos através de canais digitais”, promovendo, também, “novas atividades do Centro Educativo”.

As peças de teatro estarão disponíveis em alta resolução e com realização multicâmara, e terão um custo de dois euros. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.