Cultura

Circo de Natal do Coliseu do Porto prolonga-se até 3 de janeiro

  • Notícia

    Notícia

fib_circo_natal_coliseu_2020_02.jpg

Filipa Brito

O Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas já estreou e, apesar das atuais restrições, tem recebido uma procura entusiasta do público. A tradição histórica, quase com 80 anos de vida, faz-se nesta edição com um espetáculo 100 por cento português e ainda com uma orquestra ao vivo. Prolonga-se até dia 3 de janeiro de 2021, com várias sessões agendadas.

O melhor das artes circenses está condensado num espetáculo único, com números em estreia absoluta que exploram as técnicas tradicionais e contemporâneas do circo: da acrobacia aérea ao ilusionismo, trapézio, palhaços (clown), passando pelo mastro chinês, corda bamba, forças opostas, até ao parkour e malabarismo.

Tudo isto abrilhantado por 20 artistas portugueses que, ao longo de uma hora e meia, sobem à arena do Coliseu para exibir as suas proezas. Nesta edição, fazem-no, pela primeira vez, ao compasso da batuta do maestro Cesário Costa, que dirige a Orquestra Circo Coliseu Porto Ageas, outra grande novidade do espetáculo de Natal mais tradicional da cidade.

Rui Paixão, o primeiro português a integrar o Cirque du Soleil como criador original, é o mestre-de-cerimónias.

Devido ao atual contexto de pandemia, a lotação é mais reduzida, de modo a garantir o conforto e a segurança dos intérpretes e do público.

Horários atualizados

Na sequência das medidas anunciadas pelo Governo para o mês de dezembro e para o período de Ano Novo, o Coliseu fez adaptações aos horários inicialmente previstos para os fins de semana do Circo. Aos sábados e domingos, as sessões decorrem unicamente de manhã, às 10 horas.

Se adquiriu bilhete para uma das sessões afetada pelos novos horários, poderá trocá-lo por um dos vários espetáculos de circo que o Coliseu apresenta até 3 de janeiro.

Quanto à sessão do dia 1 janeiro de 2021, inicialmente prevista para as 17 horas, foi antecipada para o horário das 11 horas. Os bilhetes já adquiridos são válidos para o novo horário, não sendo necessária troca.

Esta sessão em particular irá contar, fundamentalmente, com alunos das escolas do 1.º ciclo da rede pública, que foram previamente distribuídos pelo Município do Porto.

Próximas sessões:

Quarta-feira - 23 de dezembro: 20 horas
Dia de Natal - 25 de dezembro: 17 horas
Sábado - 26 de dezembro: 10 horas
Domingo - 27 de dezembro: 10 horas
Segunda-feira - 28 de dezembro: 20 horas
Terça-feira - 29 de dezembro: 15 horas | 20 horas
Quarta-feira - 30 de dezembro: 15 horas | 20 horas
Ano Novo - 1 de janeiro: 11 horas*
Sábado - 2 de janeiro: 10 horas*
Domingo - 3 de janeiro: 10 horas*

* Neste momento, as sessões de 1 a 3 de janeiro são exclusivas a residentes do Porto, devido à restrição entre concelhos.