Cultura

Cinema Batalha completa 76 anos com programa de entrada gratuita

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cinema_debate_prevencao_maus_tratos_na_infancia_2023_01.jpg

Guilherme Costa Oliveira

No próximo sábado, 3 de junho, assinala-se o 76.º aniversário da fundação do Cinema Batalha e o Batalha Centro de Cinema apresenta um programa especial de entrada gratuita.

Às 11h30, os arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, responsáveis pela recuperação do edifício, conduzem uma visita guiada ao renovado Batalha.

No final, os visitantes são convidados para o lançamento do livro “Batalha — Retrospetiva do Futuro”, com a presença dos autores, a decorrer no bar. A publicação, sobre o percurso histórico e o futuro do Batalha, é da autoria de Alexandra Alves Costa, Sergio Fernandez, Ana Alves Costa, Paula Parente Pinto, Sónia Moura e Sérgio C. Andrade.

À noite, às 21h15, dá-se início à retrospetiva dedicada ao realizador luso-suíço Basil da Cunha, com a exibição do filme “O Fim do Mundo” e uma conversa com o cineasta — a sessão terá entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.

O filme acompanha Spira, que, após ter passado oito anos numa casa de correção, retorna ao Bairro da Reboleira, onde cresceu, que se encontra sob a ameaça de destruição das retroescavadoras. Protagonizado por atores não profissionais, a obra foi selecionada para a competição do Festival de Locarno e venceu os prémios Melhor Longa-Metragem Portuguesa e Árvore da Vida no IndieLisboa.