Inovação

Cinco startups representam o Porto e as cidades do futuro junto de investidores internacionais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_scale_up_07.jpg

Miguel Nogueira

A Addvolt, a Noocity, a Pavnext, a Bioworld - Social Impact e a Omniflow vão marcar presença no Dealmaking Day da rede europeia SCALE Cities no próximo mês de março de 2022. As cinco startups foram escolhidas para representar o Porto junto de potenciais investidores em áreas-chave para as cidades do presente e do futuro.

O objetivo da iniciativa é mitigar barreiras criando um ecossistema maior e mais competitivo ao promover a relação de proximidade de empresas startup e investidores de capital de risco com interesse nas áreas da Energia, Água, Alimentação, Gestão de Resíduos e Mobilidade

A rede SCALE, juntamente com o Unknown Group, lançou esta iniciativa - o Dealmaking Day - com o objetivo de apoiar startups europeias com acentuado potencial de expansão internacional.

Além do Porto, estarão representadas as cidades de Amesterdão, Viena, Madrid, Hamburgo e Antuérpia. No total, serão 30 startups e scaleups (cinco por cidade) a participar em reuniões de desenvolvimento de novas sinergias e negócios com um conjunto de 30 investidores internacionais.

Este grupo de cidades europeias pretende apoiar o crescimento de startups que apresentem interesse e capacidade para escalar a nível internacional, enquanto ajudam o respetivo município a posicionar-se como um espaço aberto à criatividade, inovação e empreendedorismo.

A iniciativa sustenta-se na certeza de que, cada vez mais, é entendido que a escala europeia, e não apenas regional ou nacional, é internacionalmente mais competitiva, uma vez que uma mesma solução pode resultar para responder a um mesmo problema em diferentes cidades/países.

Ciente de que os ecossistemas tecnológicos apenas conseguem crescer quando todos os intervenientes estão alinhados sob uma mesma visão, o Município do Porto lançou o ScaleUp Porto, iniciativa que fomenta ativamente o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico sustentável, capaz de aumentar a competitividade económica, criar emprego qualificado e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.