Política

Cimeira Social da UE começa hoje com receção na Câmara do Porto

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_08.jpg

Miguel Nogueira

A Cimeira Social da União Europeia realiza-se entre hoje e sábado. O programa inicia poucos minutos antes das 11 horas, com a Câmara do Porto a ser palco da receção de boas-vindas aos três mais altos dirigentes da UE, que vão receber das mãos de Rui Moreira as chaves da cidade.

O presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estão a uma escassa hora de subir a escadaria da Câmara do Porto, para a sessão solene de boas-vindas, preparada em conjunto com a Presidência Portuguesa do Conselho Europeu.

Numa cerimónia em que participa o primeiro-ministro António Costa, o interior dos Paços dos Concelho fica somente acessível a uma delegação da União Europeia, não tendo convidados externos devido às questões de segurança e limitações de espaço.

Nestes dois dias, são aguardados mais de 100 participantes na Cimeira, cujos trabalhos arrancam na tarde de hoje. Efetivamente, a passagem dos três presidentes das instituições europeias pela Câmara do Porto durante esta manhã é caso raro na cronologia de outros eventos europeus à mesma escala, gesto de deferência para com a cidade do Porto pelo seu acolhimento e apoio à organização daquele que é também o primeiro grande encontro presencial de líderes da União Europeia em contexto de pandemia.

Assim, a Cimeira Social da UE inicia com uma conferência, na Alfândega do Porto, onde marcarão presença líderes políticos e institucionais, parceiros sociais e sociedade civil; e continua, no sábado de manhã, com um Conselho Europeu informal no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, de onde se aguarda que saia um compromisso político para a agenda social europeia. Já ao princípio da tarde de amanhã, realiza-se a Cimeira UE-Índia, que vai reunir os líderes europeus e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que participa remotamente depois de ter anunciado, há cerca de duas semanas, a impossibilidade de estar presente devido à grave situação pandémica vivida na Índia.

Mas a esmagadora maioria dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, representantes de 24 dos 27 Estados-membros, marcam presença na Cimeira Social. A grande baixa é registada pela chanceler alemã, Angela Merkel, também impossibilitada de vir ao Porto por conta da situação da Covid-19 no seu país. Pela mesma razão, estará ausente o primeiro-ministro holandês, Mark Rute, além do primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, que teve de ficar de quarentena. No entanto, estas três “baixas” já confirmaram a sua participação por videoconferência.

A Cimeira Social da União Europeia, definida como o ponto alto da presidência portuguesa durante este primeiro semestre, tem no centro da agenda o plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apresentado pela Comissão Europeia em março.

O plano estabelece três grandes metas para 2030: ter pelo menos 78% da população empregada, 60% dos trabalhadores a receberem formação anualmente, menos 15 milhões de pessoas (cinco milhões das quais crianças) em risco de pobreza e exclusão social.

Durante estes dois dias, há condicionamentos de trânsito a considerar, essencialmente no centro da cidade do Porto.