Inovação

Cientistas voltam à escola para despertar para a importância das primeiras aprendizagens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Diogo Estevão é investigador no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), onde estuda na área da interação entre tumores e os microambientes, mas, na manhã desta quinta-feira, esteve de volta à escola onde frequentou o ensino básico. O convite era para uma oficina pedagógica com as crianças que estão agora nas primeiras aprendizagens, dentro da iniciativa "Um dia, Um/a Cientista, Duas Turmas".

Presente na "aula" que aconteceu no Centro Escolar de Costa Cabral, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, considerou este "um exemplo de um projeto que alia, de forma muito consistente, a pedagogia, a ciência, a inclusão e a comunicação, sem esquecer a componente de diversão e inspiração, tão necessárias para o sucesso da educação nos dias de hoje".

Enquadrada no conceito de Educação Circular, a Native Scientist desenvolveu um programa que promove a ciência, a tecnologia e a inovação, combatendo, simultaneamente, as desigualdades no acesso à ciência uma vez que contempla escolas em zonas mais vulneráveis ou desfavorecidas, ajudando a criar pontes entre a comunidade científica e escolar.

Além de Diogo Estevão, também Rui Pedro Vieira esteve com uma turma em Costa Cabral e o ciclo de oficinas contou com a participação e partilha de conhecimentos de Cátia Monteiro, na Escola Básica de Fernão de Magalhães, e Daniela Sousa, que esteve na Escola Básica dos Correios.

Nas semanas prévias a cada oficina, os docentes realizaram uma atividade de preparação com duas turmas de 4.º ano. Depois da passagem dos investigadores pelas escolas, é agora proposto aos mais novos que preparem uma candidatura ao concurso interescolar anual com um projeto sobre o que aprenderam com os verdadeiros cientistas.

A Convocatória Aberta é uma atividade promovida pelo Município do Porto e coordenada pela Porto Digital, através da Porto Innovation Hub. Atualmente na sexta edição, foi atribuído um total de 100 mil euros, distribuídos por nove entidades, para a dinamização de atividades de promoção do desenvolvimento do ecossistema tecnológico da cidade.