Ambiente

Cientistas, governantes e cidadãos juntam-se no Porto por uma Cidade Azul

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_lancamento_projecto_azul_jornal_publico_2022_6.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Porto vai debruçar-se sobre os reptos ambientais que os grandes aglomerados populacionais enfrentam. Cientistas, governantes de cidades dedicadas a garantir o futuro e cidadãos juntam-se, esta sexta-feira, 12 de maio, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota para a conferência Cidade Azul. O evento, coorganizado pelo jornal Público e pelo Município do Porto promove, ainda, uma tour pela cidade e diversos workshops.

Além de dar as boas-vindas aos participantes, introduzindo um dia vivido sob o tema "As cidades costeiras e a crise climática: da ameaça à urgência na adaptação", o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, fará parte do debate sobre as políticas de sustentabilidade, ao lado do prefeito de Niterói, Axel Schmidt, e do alcaide de Vigo, Abel Caballero.

Entre os oradores convidados, estará no Porto a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, a diretora britânica da Fundação Calouste Gulbenkian, Luísa Hooper, o diretor do Tyndal Center e Professor de Climate Adaptation na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, Robert Nicholls, o coordenador do projecto europeu Biopolis, Nuno Ferrand, e Helena Monteiro, do Global Focal Point, The City Climate Gap Fund, Global Covenant of Mayors for Climate and Energy.

Promovida para medir, avaliar soluções, encontrar as perguntas e as respostas, para melhor decidir, a conferência Cidade Azul vai contar, ainda, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento dos debates.

Tour e workshops na quinta-feira, dia 11

O dia anterior, quinta-feira, será dedicado a uma tour pela cidade, com paragem no Parque Central da Asprela, na ilha de compostagem em Paranhos e na Águas e Energia do Porto, e à promoção de diversos workshops em temas como a economia circular, o plástico, a mobilidade, a moda, os animais ou o desperdício alimentar.

Todas as iniciativas, incluindo a conferência, requerem inscrições prévias.