Sociedade

Cidade vai homenagear doadores do corpo à ciência

  • Notícia

    Notícia

Filipa Brito

A cidade do Porto presta nesta quarta-feira a homenagem anual aos doadores do corpo à ciência, em cerimónia que tem lugar no Serenarium do Cemitério de Agramonte, pelas 15 horas, e que visa sublinhar a importância daquele gesto altruísta para o desenvolvimento de conhecimentos e da formação médica.

A iniciativa, aberta a todos os familiares e amigos dos doadores, resulta de uma parceria da Câmara do Porto com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e vem sendo já prática habitual nos últimos anos, sendo uma homenagem singela a todos os cidadãos que doaram o seu corpo à Unidade de Anatomia da FMUP.

"A doação é um ato de generosidade e filantropismo. Contribui para formar melhores médicos, com conhecimentos mais sólidos e de maior humanismo e, portanto, mais aptos a tratar dos vivos", explica Dulce Madeira, coordenadora da Unidade de Anatomia.

Em 2018, foram 513 as intenções de doação cadavérica que entraram na FMUP, o dobro das registadas em 2017 e o quíntuplo das registadas em 2015. Neste ano, os números deverão aproximar-se dos verificados em 2018.

+info: https://anatomia.med.up.pt/doacao.html