Economia

Cidade tem nove empresas entre as 500 com maior crescimento na Europa, Médio Oriente e África

  • Notícia

    Notícia

#fib_formacao_online.jpg

Filipa Brito

O "Technology Fast 500", ranking da Deloitte que destaca as empresas da região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) com crescimento mais rápido nos últimos quatro anos, inclui nove empresas do Porto, e a primeira portuguesa melhor posicionada - a startup Findster - é também do Porto. Aliás, a Invicta é a cidade nacional que mais contribui para uma lista liderada pela Revolut (Reino Unido).  

Findster (33), Smarkio (141), FairJourney Biologics (293), Appgeneration (320), SWORD Health (322), ebankIT (404), Readiness IT (413), Jscrambler (430), Fabamaq (488) são, por esta ordem, as empresas que entram no ranking das mais proeminentes na Europa, Médio Oriente e África e, todas elas, têm sede no Porto.

Portugal, representado na lista com 31 empresas, recebe do Porto a maior fatia de negócios que registou uma evolução mais acelerada desde 2015, destacando-se no setor das TIC, para um largo espetro de serviços e produtos. A segunda cidade a contribuir para a mesma tabela é Lisboa, com cinco empresas.

Em comunicado, Nikolaas Tahon, parceiro do ranking, explica que a lista deste ano "é liderada por organizações que demonstram um crescimento sem precedentes, refletindo a evolução contínua da tecnologia". Portugal, entre 11 países destacados, ocupa uma posição confortável a meio da tabela, sendo que o salto, comparativamente à última lista que data de 2014, foi significativo. Há seis anos, o país tinha conseguido a nomeação de apenas quatro empresas, sinaliza a TEK Sapo.

A Deloitte explica que os resultados se baseiam nas informações financeiras disponíveis ao longo de 2015 e 2018 e que os números não foram ajustados com base no impacto da Covid-19.

Quem são as empresas do Porto no Technology Fast 500

A startup Findster desenvolveu um localizador de animais de estimação, uma tecnologia 100% nacional que entrou diretamente na lista das preferências do maior retalhista do mundo, a Amazon, espaço onde, em 2018, liderava as vendas neste segmento, informa o Dinheiro Vivo.

Instalada na UPTEC, a Smarkio é um dos maiores players de marketing digital em Portugal; está também presente no Brasil e noutros cinco países. Pertence ao Impacting Group e o nome da solução de marketing que criou deriva da conjugação das seguintes palavras em inglês: Sales, Marketing, Integration, and Optimization.

A FairJourney Biologics é uma empresa de biotecnologia, que recentemente adquiriu a congénere inglesa Iontas, sediada em Cambridge (Reino Unido). A sinergia entre as duas principais organizações de pesquisa clínica para a descoberta e fabricação de anticorpos permitirá criar uma plataforma internacional líder do mercado mundial neste setor da biofarmacêutica.

A AppGeneration é uma empresa digital, que combina o desenvolvimento de software e conteúdo editorial, para fornecer uma experiência única aos utilizadores de smartphones e tablets.

Já a SWORD Health dedica-se ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para alguns dos mais importantes problemas nos sistemas de saúde, sendo responsável pela criação de raiz de um sistema de fisioterapia digital.

Segue-se na lista a portuense ebankIT, tecnológica que recentemente se mudou para o POP (Porto Office Park), e que conta ainda com escritórios em Londres e em Nova Iorque. Esta fintech portuguesa, aplica soluções de transformação digital em instituições financeiras de todo o mundo, providenciando serviços de Mobile e Internet Banking, Backoffice, Frontoffice e Contact Center.

A Readiness IT é especializada em serviços de transformação digital. Fundada em 2015, a empresa, que emprega cerca de 400 colaboradores e tem escritórios no Porto, Lisboa, Fundão, Santiago do Chile e Auckland (Nova Zelândia), expandiu no início do ano o negócio para os EUA e instalou-se na freguesia de Campanhã.

A Jscrambler é uma empresa portuguesa que trabalha com produtos de cibersegurança para proteger aplicações web e móveis.

A fechar a lista, a Fabamaq, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de jogos para os mercados físico e online. Situada no Campo Alegre, com novas instalações que inaugurou em 2019, nasceu há dez anos com menos de uma dezena de trabalhadores. Tem hoje mais de 170 colaboradores e produz jogos a partir do Porto para mercados de todo o mundo. O desenvolvimento de softwares de jogos para casinos é a principal área de negócio da empresa, que neste ranking registou um crescimento de 165%.