Política

Cidade recorda o 25 de Novembro com exposição e conferência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_expo_25_N_01.jpg

DR

O exterior da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) recebe, a partir do próximo sábado, a exposição "25N". Trata-se de uma mostra, composta por 16 painéis, que pretende recordar os 48 anos do 25 de Novembro de 1975. No auditório da BMAG, às 11 horas, realiza-se uma conferência sobre os principais momentos deste período da nossa história recente.

A sessão de abertura da conferência contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, seguindo-se uma mesa-redonda com Zita Seabra, José Miguel Sardica e José Carmo, moderada por Filipa Osório, diretora de conteúdos do Instituto +Liberdade. André Pinção Lucas, diretor executivo do instituto, encerrará o evento. A entrada é livre.

A exposição "25N", produzida pelo Instituto +Liberdade e que conta com o apoio do Município do Porto, é composta por 16 painéis, que retratam os principais momentos pós-25 de Abril: a formação dos partidos, o 11 de março, a reforma agrária, as nacionalizações, o verão quente, entre muitos outros momentos marcantes, que culminam no 25 de novembro de 1975.

Uma mostra bastante visual, com textos curtos, fotografias e QR Codes que remetem para vídeos da época, tornando-a ainda mais interativa e apelativa para os visitantes. Esta exposição está também patente em mais de 250 escolas de todo o país, através de cartazes expostos, inclusive em dezenas de escolas da região do Porto, públicas e privadas.