Sociedade

Cidade prepara para 2020 novidades dirigidas à juventude e novas gerações

  • Notícia

    Notícia

O Conselho Municipal de Juventude fecha o ano a preparar 2020 e várias novidades estão já programadas, desde logo com o lançamento de uma plataforma online para estudantes nacionais e estrangeiros, um novo plano municipal de juventude e parcerias com várias universidades.


Mesmo em época festiva, o Conselho Municipal de Juventude do Porto (CMJ-P) avançou por estes dias com mais uma reunião de trabalho e, no âmbito do plano de atividades para o novo ano, analisou uma série de medidas a implementar, de entre as quais sobressai o lançamento do Study in Porto. Trata-se de uma plataforma online dirigida a estudantes nacionais e estrangeiros, que assenta numa estratégia de cooperação entre instituições de ensino superior e demais entidades que promovem a mobilidade ou o acolhimento de estudantes, disponibilizando toda a informação que um estudante procura na sua chegada ao Porto.

Por outro lado, vai avançar a construção do Plano Municipal de Juventude 4.0, numa atualização do documento orientador das políticas locais de juventude, que foi criado em 2009 e sofreu duas revisões. O novo processo para ser obtida uma nova versão, defendida pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, será feito com o envolvimento de todo o universo do Município do Porto, um conjunto significativo de entidades públicas e privadas com interesse no setor da juventude, o próprio CMJ-P e as estruturas representativas dos jovens.

Ainda recentemente, Catarina Araújo explicara - na tomada de posse da nova direção da Federação Académica do Porto - que "as necessidades dos jovens, ontem, podem já não ser as necessidades de hoje. E só conseguimos identificar os eixos prioritários de intervenção, ouvindo os jovens e envolvendo os agentes sociais com interesse ou responsabilidade na área da juventude".

Paralelamente, aquele Conselho analisou também a parceria estabelecida entre o Município e a Universidade do Porto para o projeto "European University Alliance for GLObal Health" (EUGLOH),  cuja aliança é constituída (além da U.Porto) pela Ludwig-Maximilian University Munich (Alemanha), Lund University (Suécia), University of Szeged (Hungria) e a Université Paris-Saclay.

A EUGLOH pretende dar resposta aos atuais e futuros desafios globais da saúde pública, do ambiente e da segurança alimentar. Esta aliança é um projeto-piloto que servirá de guia para a criação futura de universidades transnacionais, onde os estudantes, docentes e investigadores poderão circular livremente, partilhando salas de aula, laboratórios e até um diploma comum.

De acordo com a Comissão Europeia, "as Universidades Europeias tornar-se-ão campus interuniversitários", permitindo aos estudantes "personalizar a sua educação, escolhendo o que querem estudar, onde e quando fazê-lo, e onde obter um diploma europeu".

Outros projetos em desenvolvimento

Ainda no tocante às novidades do Plano Anual de Atividades para a área da Juventude e Novas Gerações, o CMJ-P debruçou-se sobre vários outros projetos, nomeadamente:

> Youth Talent - iniciativa que pretende ser um espaço de auscultação e encontro entre as associações juvenis, associações de estudantes e grupos informais de jovens do Porto, onde estes terão oportunidade de expor o seu trabalho, promover as suas atividades, iniciativas e criar sinergias;

> Meu Porto Teu Porto - projeto intergeracional que visa dar a conhecer o Porto, as suas lendas e os seus costumes aos jovens estudantes, através do olhar dos habitantes ilustres da própria cidade;

> Associa.Te - projeto a implementar em parceria com a FAJDP-Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e direcionado para os jovens do Ensino Secundário. O objetivo é criar condições para uma juventude mais dinâmica, empreendedora, capaz de conceber o seu futuro com autonomia, segurança, capacidade de intervenção e participação na comunidade;

> MyMobility - iniciativa para que os estudantes de mobilidade partilhem a sua experiência na cidade do Porto, através da apresentação de fotografias, desenhos e artes performativas.

Foi ainda feito o balanço da 5.ª edição da iniciativa "Debate a tua cidade", considerada pelos próprios jovens como "extremamente produtiva e potenciadora de reflexão prática e criação de sinergias entre os jovens/projetos presentes". E isso porque constituiu um "momento muito construtivo, de trabalho conjunto, em que os jovens se sentiram ouvidos pelas entidades locais e principalmente pelos representantes/decisores da sua cidade".