Sociedade

Cidade está preparada para festejar o São João em grande

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Na Rotunda da Boavista já se vive o São João. Ali já estão instalados os espaços de diversão, com os habituais carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos, barraquinhas de farturas, de algodão doce, pipocas, pão com chouriço e sardinhas, para além da roda gigante. Mas até dia 3 de julho podem encontrar-se zonas de diversão também na Alameda das Fontainhas, no Jardim do Cálem e na Avenida D. Carlos I (no Passeio Alegre). É a cidade a viver e a vibrar com a sua festa maior.

Ontem, ao final da tarde, o presidente da Câmara do Porto, juntamente com a vereadora e presidente do conselho de administração da empresa municipal Ágora, Catarina Araújo, e a restante equipa de vereação visitaram os divertimentos instalados na Rotunda da Boavista. Foram acompanhados pelos representantes do Movimento Empresarial dos Itinerantes de Empresas de Diversões e Similares (MEID), da Associação Portuguesa de Empresas de Diversões (APED) e da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC).

“Felizmente, depois destes anos difíceis que tivemos, temos as diversões de volta, o que é ótimo para a cidade, para as pessoas e também para um setor que foi muito fustigado com toda esta problemática”, afirmou Rui Moreira, elogiando "a ação concertada das três organizações do setor”.

De resto, o presidente da Câmara do Porto espera que todos vivam a cidade por estes dias. “O turismo está em grande forma, o São João é para todos, para os que vêm da vizinhança, para os turistas, é para toda a gente”, frisou, sublinhando que as taxas de ocupação turística são excelentes: “O NOS Primavera Sound foi extraordinário, do ponto de vista de atração de públicos. O S. João vai ser a continuidade daquilo que pretendemos que seja o regresso à normalidade”.

Este ano, os pontos de diversão espalham-se um pouco por toda a cidade. Por causa das obras do metro não haverá o grande concerto nos Aliados. O autarca portuense acredita que “as condições de segurança estão asseguradas, mas dependem, antes de mais, de cada um de nós. Não somos substituíveis nas condições de segurança, no resto é uma cidade tranquila, segura. Temos as forças de segurança vão estar por aí. Não são tão visíveis como noutras cidades, o que quer dizer que somos mais seguros”.

O São João regressa às ruas, aos bairros, às varandas e aos terraços, aos recantos mais ou menos conhecidos da cidade do Porto. A programação deste ano prevê um mês inteiro de tradição e animação para todos os gostos. Para a noite de 23 para 24 aconselha-se a utilização dos transportes públicos, para melhor mobilidade de pessoas e veículos. Haverá alguns condicionamentos de trânsito, incluindo na Ponte Luís I.

Consulte o Programa São João Porto 2022